Cruzeiros retomam crescimento: 2024 deverá trazer 36 milhões de passageiros

O mercado do turismo de cruzeiros está de novo em pleno crescimento e o ano de 2023 deve ter terminado com um total de 31,5 milhões de passageiros em todo o mundo, estima a CLIA. Quanto a 2024, as perspetivas apontam para 36 milhões de passageiros.
A indústria de cruzeiros está a confirmar a sua recuperação e a voltar ao crescimento rápido, como acontecia antes da pandemia. A recuperação começou ténue, em 2022, com não mais do que 20,4 milhões de passageiros, muito devido às múltiplas restrições resultantes da pandemia e ainda longe dos números da pré pandemia, mas o crescimento tornou-se célere ao ser esperado que 2024 chegue aos 36 milhões de passageiros em todo o mundo.
As previsões, a serem cumpridas, refletem um claro crescimento num dos segmentos do turismo mais afetados pela pandemia. Tanto assim que a fasquia dos 30 milhões de passageiros que deverá ter sido superada em 2023, ano que a CLIA perspectiva que tenha fechado com 301,5 milhões de passageiros, já tinha sido ultrapassada na pré-pandemia.
Um relatório da Statista, ainda apenas com dados até 2022 (ano em que o número total de passageiros se quedou pelos 20,4 milhões) refere que nesse ano o principal destino dos cruzeiros foi as Caraíbas, onde chegaram 9 milhões de passageiros de cruzeiros, mais do que o dobro dos que viajaram para destinos do Mediterrâneo Central e Ocidental, região que ficou em segundo lugar.