Cruzeiros com impacto direto de 61,4 M€ na economia da Madeira em 2024

O ano de 2024 foi o melhor de sempre para o turismo de cruzeiros na Madeira. Pela primeira vez foi ultrapassada a barreira dos 700 mil passageiros (sem contabilizar tripulantes). Além disso, o impacto direto na economia regional atingiu os 61,4 milhões de euros.
Em 2024, passaram pelos portos da Madeira 728.604 passageiros e 271.974 tripulantes, um número recorde que representou um crescimento de 16,68% no movimento de passageiros e de 12,3% no número de tripulantes. No total, contabiliza a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), passaram em 2024 pelo terminal de cruzeiros do Porto do Funchal mais de um milhão de pessoas, entre passageiros e tripulantes.
“Foi um ano notável. Pela primeira vez, atingimos a marca histórica de 700 mil passageiros de cruzeiros, que tiveram um efeito multiplicador no tecido económico madeirense com impacto no comércio, na restauração, nas empresas de animação turística e em muitos outros serviços”, refere Paula Cabaço, presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço.
Das 316 escalas de navios recebidas na Madeira em 2024, um aumento de 13,26% em relação ao ano anterior, 88 foram pernoitas. “Com mais tempo em porto, os turistas de cruzeiro têm mais oportunidades e disponibilidade para aproveitaram a oferta da cidade, o que se traduz num maior impacto na economia local, com benefícios para atividades como a restauração, o comércio e atividades culturais e de lazer”, derfende Paula Cabaço.
O ano foi também positivo no que toca às estreias, já que foram 23 os navios que fizeram escala inaugural no Funchal, sendo que desses, seis foram de navios começaram a navegar nesse ano. “Dos sete navios lançados no ano passado pelas principais companhias de cruzeiros, seis fizeram escala no Porto do Funchal”, diz Paula Cabaço, adiantado que todo este crescimento foi traduzido num impacto direto de 61,4 milhões de euros na economia regional. Um aumento de 20,3% comparativamente a 2023.
Afirmando que as estimativas apontam para um novo crescimento da actividade de cruzeiros em 2025, Paula Cabaço recorda que 2024 foi também o ano em que o Porto do Funchal foi eleito Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, atribuído pelos World Cruise Awards.