Cruise Division do MSC Group divulga plano de energia em terra 2024-2026
A Cruise Division do MSC Group acaba de revelar os detalhes do seu plano de energia em terra, com a adição de até 15 novos portos entre 2024 e 2026, para permitir que os seus navios se conectem às redes elétricas, num claro compromisso de descarbonização e redução de as emissões de carbono da sua frota.
O novo plano de energia em terra de 2024-2026 inclui pelo menos cinco portos italianos; Barcelona e Valência em Espanha, Stavanger e Norfjordied (Noruega); Miami (EUA); Copenhaga (Dinamarca), Marselha (França); Roterdão (Holanda), Valetta (Malta) e Estocolmo (Suécia).
A Companhia pretende que os seus navios, tanto da MSC Cruzeiros como da Explora Journeys, utilizem totalmente as instalações de energia em terra em todos os outros portos onde opera na Europa e no resto do mundo quando estiverem disponíveis. A utilização de energia em terra elimina a necessidade de manter o motor de um navio a funcionar e reduz drasticamente as emissões no porto.
Os navios da MSC Cruzeiros utilizam, com sucesso, desde fevereiro de 2023, energia em terra nos portos de Southampton (Reino Unido) e Kristiansand (Noruega) e no final deste verão, a Companhia testará as instalações no porto norueguês de Haugesund. Outros testes europeus este ano estão a ser planeados para uma série de navios da MSC Cruzeiros em Bergen e Alesund, na Noruega, e Warnemunde, na Alemanha. A MSC Cruzeiros também utilizará energia em terra nos portos alemães de Hamburgo neste Inverno e em Kiel no verão de 2024.
Recorde-se que a MSC Cruzeiros assinou no ano passado um memorando de entendimento com a Cruise Baltic para energia em terra na área do Mar Báltico. A Cruise Baltic tem 32 portos e destinos na sua região comprometidos em aumentar o número de instalações de energia em terra.
Todos os navios da Explora Journeys também contarão com recursos de energia em terra. O Explora I, o primeiro navio da frota da nova marca, iniciará a navegação no dia 17 de julho deste ano.
“A energia em terra é um fator importante na nossa viagem rumo a operações com zero emissões de gases com efeito estufa (GEE)”, sublinha Linden Coppell, VP Sustainability & ESG, da MSC Cruises, acrescentando que “todas as nossas construções desde 2017 estão equipadas com a capacidade de se conectar às redes elétricas locais e estamos implementando retrofits nos outros navios da nossa frota. O nosso plano de energia em terra demonstra ativamente a nossa ambição e que estamos totalmente comprometidos em reduzir as emissões de novos navios, inclusive nos portos”.
O mais recente navio emblemático da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, apresenta o design de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos e realizou uma estreia no setor no início deste mês, quando navegou de França para a Dinamarca e demonstrou o potencial de atingir zero emissões de gases com efeito estufa em cruzeiros através da utilização de bio-LNG renovável.