Covilhã recebe 9º Fórum de Turismo Interno de 29 a 31 de maio

Sob o lema “Inspirar. Criar. Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interno”, o Fórum “Vê Portugal” ruma este ano até à Covilhã, onde a nona edição do evento, organizado pela Turismo Centro de Portugal, vai ter lugar no Teatro Municipal, de 29 a 31 de maio.
Iniciativa da Turismo Centro de Portugal que vai já na sua 9ª edição, o Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, tem percorrido diversas cidades da região Centro, como Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha e Tomar.
Na apresentação da 9ª edição do evento, que teve lugar esta terça feira, dia 14 de março, no Teatro Municipal da Covilhã, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, entidade que organiza este Fórum desde a primeira hora, explicou que, com a escolha da Covilhã como palco do Vê Portugal, a entidade pretende “dar um sinal da relevância do interior para o turismo interno” que, desde a pandemia, tem respondido de “forma muito significativa”, tendo mesmo “reforçado a sua importância no ano de 2022”.
Disse ainda que com a realização do fórum naquela cidade a entidade que lidera pretendeu também associar-se ao “tempo difícil” gerado pelos incêndios do verão de 2022 na Serra da Estrela.
O responsável explicou também que um dos objetivos deste Fórum é o de “estreitar ainda mais os laços com Espanha, que consideramos o nosso mercado interno alargado. Não podemos esquecer que Espanha e Portugal juntos constituem a maior plataforma mundial de receção de turistas, com cerca de 200 milhões de consumidores. Portugal deve rever a atenção que dedica a este mercado, que está disponível o ano inteiro e com o qual partilhamos muitas afinidades”, sustentou.

Na qualidade de anfitrião do evento, José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã, destacou que “a aposta no turismo tem dado frutos na Covilhã”. “O turismo industrial, o turismo de natureza – com a nossa Serra da Estrela -, o turismo gastronómico e a arte urbana são fatores que atraem cada vez mais portugueses. Neste fórum, convidamos todos os participantes a descobrir um interior com qualidade”, sustentou.
Programa inclui debates, visitas e experiências
Os trabalhos começam na tarde de dia 29 de maio. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço do New Hand Lab recebe a segunda edição das “Reuniões B2B”, iniciativa que neste caso visa juntar os agentes da oferta turística da sub-região Beiras e Serra da Estrela com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais.
O dia seguinte, 30 de maio, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã, começando com a Sessão de Abertura que terá a participação de Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, Mário Raposo, reitor da Universidade da Beira Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.
O programa do evento, apresentado por Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal, inclui painéis sobre temáticas como “Turismo Interno – Desafios para Portugal“, debate que junta Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, e quatro presidentes de regiões de turismo: Pedro Machado, do Centro de Portugal; Luís Pedro Martins, do Porto e Norte de Portugal; Vítor Silva, do Alentejo; e João Fernandes, do Algarve.
Novidade é o facto de o tema “Inspirar para criar na Covilhã” não ser alvo de um debate mas sim uma visita. Em parceria com o Município da Covilhã, o Museu de Lanifícios da UBI e o New Hand Lab, os participantes podem escolher entre cinco atividades, todas gratuitas mas limitadas ao número de vagas. As hipóteses são as seguintes: roteiro de arte urbana; visita ao Museu de Lanifícios da UBI; visita à oficina de criação no New Hand Lab; percurso pedestre pela Rota da Floresta ou ainda um percurso pedestre pelo Caminho de Santiago no concelho da Covilhã.

Os painéis de debate regressam no dia 31, com temas como “Inspirar para Garantir a Sustentabilidade do Turismo“, “Marketing Territorial: como (re)criar e vender (bem) um destino”, “Escassez de Recursos Humanos no Turismo: É a Transição Digital a Solução?” e “A Importância da Inovação e o Uso da Tecnologia na Cadeia de Valor do Turismo“, na parte da manhã.
À tarde será a vez de serem abordados os temas “Turismo no Interior do País – Desafios e Oportunidades” e “Caminhos para o Futuro do Turismo Interno“, a que se seguira a sessão de encerramento, com a presença do presidente da Confederação do Turismo de Portugal.
Como é habitual, o jantar oficial do evento inclui a entrega dos Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves e dos Prémios de Teses Académicas, bem como as distinções da Turismo Centro de Portugal a personalidades e instituições.
O programa, ainda por completar, pode ser consultado em https://bit.ly/3yCiYU2 ou www.facebook.com/forumveportugal .