Costa Venezia: Entre o mar e o céu… sentir Veneza
Como que por magia estamos no meio da Praça de São Marcos. A partir daqui, navegando sobre as tranquilas águas do Estreito do Bósforo e do Mar Egeu, acontece a bordo o encontro com outros icónicos lugares que marcam a cidade de Marco Polo e Giacomo Casanova, Veneza!
Por Fernando Borges
Bastam poucos minutos e outros poucos passos dados para concordarmos que o nome com que foi batizado este navio da Costa Cruzeiros, que até outubro está a realizar programas de sete noites e oito dias por alguns dos mais emblemáticos lugares da Turquia e da Grécia, não poderia ser outro que não Costa Venezia. E se dúvidas houvesse, todas ficariam dissipadas no deck 5, à entrada do “Lounge delle Stelle”, onde ao longo de um tapete vermelho que nos recebe se perfilam estatuetas do Leão Douro, o símbolo do mais antigo festival de cinema do mundo, o de Veneza, e figuras grandes da 7ª Arte e do bell canto como Pavarotti, Marilyn Monroe, o “James Bond” Daniel Craig, Audrey Hepburn, Johnny Depp, Jackie Chan…
Na realidade tudo nele, subindo e descendo os seus 16 decks e ao longo dos 323 metros de comprimento, nos transporta para essa sempre fascinante e romântica cidade, e é sem esforço que em qualquer olhar encontramos uma homenagem à arte, arquitetura e vida da cidade dos canais, existindo mesmo o apelo a pôr em prática a tão famosa expressão italiana “dolce far niente”. Talvez mesmo a dificuldade maior, perante tantos lugares onde a poderemos por em prática, seja onde. E se a esta situação juntamos “se temos tempo para”, perante a tão diversificada oferta de entretenimento a bordo, maior é a dificuldade.
Tudo, obviamente, começa com o acordar e ter o sol a entrar pela cabina a dar-nos os bons dias. Depois, é o ir até à varanda e olhar o mar e o céu. Também a linha de costa que nos acompanha até nos dar vontade de tomar o pequeno- almoço, que pode acontecer no Lido Marketplace, em estilo buffet, no deck 10 e servido até às 9.30h, ou no restaurante Canal Grande, um dos dois restaurantes principais.
Entre o “dolce far niente” e agitar o dia…
Depois, sim, começam as dificuldades de escolha do que fazer. Talvez relaxar numa espreguiçadeira à beira da piscina interior no Burano Sunshine Deck, no deck 10, onde para lá de umas refrescantes braçadas poderá ler algumas páginas do livro que levou, participar num passeio matinal ou atividade física. Ou ir tomar um café matinal no Gondola Lounge Bar, no deck 5, enquanto olha para uma gôndola real que o espera para uma viagem através de um visor de realidade virtual pelos canais de Veneza, ou tomar esse café num sofá no exterior do lounge enquanto o calor do sol parece brincar com a brisa que sopra do Estreito de Dardanelos ou das águas do Egeu.
Mas a manhã segue o seu caminho, desafiando os passageiros de todas as idades a gozarem o seu tempo como melhor o desejarem, seja realizando uma partida de futebol de cinco, de mini golfe, passearem-se suspensos sobre o mar entre pontes e plataformas no “Rope Garden Adventure Park”, um verdadeiro parque de aventuras. Ou deixarem-se deslizar por um dos três escorregas do “Laguna”, um parque aquático também animado por um espaço exclusivo para crianças dominado por jogos interativos, crianças que para além deste espaço têm ainda em exclusivo o “Squok Club”, um lugar onde as crianças podem divertir-se com as luzes e sons dos jogos digitais NEOS sob a supervisão dos animadores, enquanto os adolescentes têm o seu ponto de encontro igualmente exclusivo no “TeenZone Game”, uma área interior com jogos eletrónicos e disco lounge.
Mas, entre um incontável número de atividades, sejam jogos à beira da piscina exterior, manter a forma física no ginásio, ter aulas de dança e de cardio gym, de andar às compras na Calle Larga Boutiques ou na San Marco Shops, acariciar o corpo e a alma no Bellezza Spa, relaxar no Giardino Veneziano ou tentar a sorte no Casino Dea Bendata, há um lugar que desde o nascer até ao pôr do sol tem a preferência de grande parte dos passageiros para exercitar o tal de “dolce far niente” na companhia de um cocktail, o Aperol Spritz Bar. Um espaço à proa na zona da Rose Garden dominado por um enorme terraço onde mesas e cadeiras, espreguiçadeiras, alcovas, poltronas e casulos em verga e cadeiras de balanço rodeadas de plantas criam um ambiente de serenidade e uma sensação de puro bem-estar.
Navegar por um oceano gastronómico
Mas há a noite que se anuncia e que é recebida por muitos no terraço debruçado sobre o mar do “Lounge delle Stelle” ao som de DJ’s de renome internacional e mais um cocktail na mão, num “abrir o apetite” para se ir ao encontro dos sabores oferecidos pelos dois restaurantes principais, o Marco Poloe o Canal Grande, com este a oferecer uma verdadeira imersão na atmosfera veneziana, onde não falta no meio de um canal uma réplica da Ponde dos Suspiros e uma verdadeira gôndola, com ambos a incluir no vasto menu um Destination Dish, ou seja, um menu associado aos destinos que o passageiro irá visitar no dia seguinte.
Apenas duas opções para um jantar memorável entre outras 11 opções, com destaque para o “Archipelago”,que oferece aos passageiros uma experiência gastronómica verdadeiramente única com três menus diferentes compostos cada um por cinco pratos marcados pela ousadia e sofisticação, e assinados por três dos mais conceituados chefs do mundo, Bruno Barbieri, Hélène Darrozee, Ángel León. Ou então, e como opções para que o palato e outros sentidos se sintam agraciados, marcar encontro com o Ristorante Casanova, um verdadeiro santuário dos sabores italianos, com o Fiorentina Steak House, onde se pode desfrutar das melhores carnes italianas, com o Sushino at Costa, inteiramente dedicado à gastronomia japonesa, com o Dim Sum, que oferece uma exuberante seleção de especialidades chinesas, o Teppanyaki, que entre acrobacias culinárias serve pratos de peixe, carne e vegetais preparados pelos chefs no momento e perante os nossos olhos e admiração, o Hot Pot, onde os convidados se tornam chefs por uma noite, com a Pizzeria Pummid’Oro, ou ainda com o Salty Beache aqui experimentar muitas especialidades italianas de street food.
Mas a noite continua, tendo no seu caminho paragem obrigatória no Teatro Rosso, inspirado no famoso Teatro La Fenice de Veneza, onde todas as noites acontece um espetáculo diferente, sendo obrigatório pelo menos assistir ao “Sapori d’Itália”, uma peça teatral baseada na vida do famoso amante veneziano Giacomo Casanova.
Depois há as noites para conviver com outros passageiros. Seja a tomar uma bebida num dos muitos bares, cada um com o seu próprio ADN e música ao vivo, como o “Lobby Bar” em plena Praça de São Marcos, no “Mask Lounge”, que à noite se transforma em discoteca, no “Burano Bar”, com pista de dança, no Bella Bar ou no bar do “Lounge delle Stelle”, esse lugar à popa que parece estar suspenso sobre o mar e que é o ponto de encontro mais procurado para quem gosta de estar à conversa pela noite dentro e conhecer outros amantes do que de belo e simples a vida oferece.
Não, não é fácil o dia a dia de um passageiro no Costa Venezia, principalmente para quem queira usufruir um pouco de tudo o que este elegante navio de cruzeiro inspirado na maravilhosa cidade de Veneza oferece… Felizmente!
O Turisver viajou a convite da Costa Cruzeiros