Costa del Sol está em Portugal para mostrar a sua fidelidade às agências de viagens
A região de turismo da Costa del Sol esteve esta terça feira em Lisboa para dar a conhecer a sua oferta turística aos agentes de viagens portugueses. O evento contou com uma delegação de cerca de 30 empresas, representantes da oferta turística da região.
À margem da apresentação, que pretendeu ser, também, uma mostra exclusiva da cultura gastronómica e artística da Costa del Sol, Nacho Ruiz, diretor de desenvolvimento de negócios marketing turístico, conversou com os jornalistas, começando por sublinhar a presença de uma delegação de empresários da província de Málaga, nomeadamente, hoteleiros e agentes de viagens. Apresentar o produto turístico da região foi o objetivo, ainda que, como frisou os portugueses “conheçam bem” a Costa del Sol e sejam “bons clientes” da região. Ainda assim, continuou, “é bom mantermos o contacto de proximidade entre as agências de viagens portuguesas e os empresários que nos acompanham”, até porque, “já algum tempo que não vínhamos a Lisboa”, um afastamento a que a pandemia obrigou.
A Costa del Sol “recebe mais de 14 milhões de turistas ao ano”, com o mercado espanhol e o britânico a ocuparem os primeiros lugares do ranking, informou o responsável. Quanto ao mercado português, os dados apontam para que cerca de 40 mil turistas tenham visitado esta região espanhola em 2021, originando mais de 130 mil dormidas: “Está aquém do que gostaríamos mas é um mercado que sempre tem sido muito fiel à Andaluzia e, em particular, à Costa del Sol”, afirmou.
Nacho Ruiz refere que, apesar de o mercado português não ser o principal cliente da Costa del Sol (varia entre a 12ª e a 16ª posição) “entendemos que pela proximidade, pela semelhança que há entre as pessoas e as regiões, temos que continuar a trabalhar para conseguirmos animar mais portugueses a visitarem-nos e assim atingirmos um número mais importante”. A propósito recorda que “temos um voo direto da TAP que une Málaga e Lisboa e isso facilita muito, apesar de os portugueses se deslocarem à nossa região principalmente de carro”.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Costa del Sol, as agências de viagens são responsáveis por “cerca de 40% dos turistas portugueses que chegam à Costa del Sol” o que, na sua opinião “é uma boa percentagem, principalmente se tivermos em conta as facilidades que existem hoje em dia para que cada um organize e compre as suas férias”. Ainda que esta seja uma região “multicanal”, Nacho Ruiz vincou que “sempre trabalhámos em grande proximidade com as agências de viagens, em geral. Somos muito fiéis às agências de viagens para que este canal de distribuição, em qualquer ponto do mundo, possa transmitir a nossa mensagem aos seus clientes, neste caso aos clientes portugueses”.
Reforçar este relacionamento de proximidade foi, aliás, o objetivo da apresentação da região espanhola em Lisboa, no The One Palácio da Anunciada, a que se seguirá o Porto, na quinta feira, num evento que terá o mesmo formato. Em cada uma das cidades os agentes de viagens portugueses com presença confirmada rondam os 80, segundo adiantou o responsável.
Costa del Sol quer dar continuidade à sua promoção em Portugal
Para além destas duas ações, a Costa del Sol, quer dar continuidade à sua promoção em Portugal. “Nós vimos várias vezes por ano a Portugal, uma delas é a BTL que é uma feira muito interessante para nós e onde vamos estar com o Turismo da Andaluzia e temos uma colaboração muito boa com o escritório do Turismo de Espanha em Lisboa no que se refere à organização de fam e press trips, com agentes de viagens e jornalistas”.
Nacho Ruiz destacou a oferta turística de excelência que faz da Costa del Sol um destino turístico internacionalmente bem conhecido referindo o desenvolvimento que têm conhecido segmentos como o do “turismo cultural, encabeçado sobretudo, pela cidade Málaga que integra uma série de museus de primeira ordem que são um atrativo importante para os city-breaks”. Isto sem esquecer “a excelência gastronómica, muito baseada no peixe, e também a oferta de golfe” já que “a Costa del Sol tem a maior concentração de campos de golfe da Europa continental, com 72 campos, que são um grande atrativo para quem quer jogar golfe no inverno, quando no resto da Europa faz frio”. Outro segmento importante na região é o MICE. “O turismo de congressos e incentivos é também um bom dinamizador de toda a nossa oferta turística”.
“Se a isto se somarem municípios turísticos como Málaga, Torremolinos, Benalmádena ou Marbella, para citar apenas alguns e municípios do interior que nos últimos registaram um grande desenvolvimento, nomeadamente com o turismo de natureza, como o Caminito del Rey [uma trilha de 8Km “pendurada“ na beira de penhascos, na região de Málaga], diria que a oferta da Costa del Sol é única”, descreve Nacho Ruiz.
Relativamente à oferta hoteleira, o responsável realça que “a maior oferta de hotéis de cinco estrelas de toda a Espanha está na Costa del Sol”, acrescentando que “toda a oferta hoteleira, de um modo geral está renovada” e que “as principais cadeias hoteleiras que são conhecidas de todos, estão há muitos anos implantadas” na região.