Costa Cruzeiros simplifica protocolos de saúde a partir de outubro

A partir de 8 de outubro, nos itinerários da Costa Cruzeiros no Mediterrâneo, Caraíbas e Emirados, os passageiros com vacinação completa poderão embarcar sem realizar testes à Covid-19.
Nos cruzeiros do Mediterrâneo (excluindo a Grécia) e das Caraíbas com duração inferior a 14 noites, os hóspedes que tenham completado a vacinação Covid-19 poderão embarcar sem ter de passar por mais testes pré-embarque. Os não vacinados ou recuperados (sem as 2 doses) também poderão viajar, tendo apenas de apresentar no embarque uma certificação oficial do resultado negativo de um teste antigénio (ou um teste RT- PCR molecular) realizado até 48 horas antes da hora do embarque.
Os cruzeiros com escala na Grécia continuarão disponíveis apenas para passageiros totalmente vacinados, parcialmente vacinados e recuperados e que tenham sido submetidos a testes de antigénio com resultado negativo até 48 horas antes do embarque.
Nos cruzeiros que visitam Marrocos, os passageiros sem vacinação completa deverão fazer um teste molecular RT-PCR adicional a bordo 48 horas antes da entrada no país. Quanto aos cruzeiros nas Caraíbas, a saída em terra de passageiros não vacinados em Barbados, St. Vincent e St. Marteen só é permitida com resultado negativo de um teste de antigénio realizado 24 ou 48 horas antes da chegada do navio, os quais podem ser efetuados a bordo (pagos).
Os cruzeiros nos Emirados Árabes Unidos, Omã e Qatar estão disponíveis apenas para passageiros totalmente vacinados (2 doses + reforço; 1 dose J&J + reforço; 2 doses + recuperação), mas sem necessidade de testes pré-embarque.
OS Cruzeiros de volta ao mundo, transatlânticos e cruzeiros com mais de 14 noites, exigem que os passageiros tenham a vacinação completa e façam um teste antigénio com resultado negativo nas 48 horas do horário do embarque. Além disso, o uso de máscara a bordo será obrigatório nas áreas públicas durante os primeiros 7 dias do cruzeiro, enquanto noutros destinos (Mediterrâneo, Caraíbas, Emirados Árabes Unidos) o uso de máscara é simplesmente recomendado.
A exigência de vacinação completa aplica-se apenas a passageiros com 12 anos ou e a exigência de teste a partir dos cinco anos.