Convite feito, convite aceite. Portugal é o país convidado de honra da edição de 2025 do Festuris Gramado

Portugal é o país convidado de honra da edição de 2025 do Festuris, que se realiza em Gramado, no Rio Grande do Sul. Esta quinta-feira, os responsáveis do certame, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram no stand Visit Portugal, na BTL, para oficializarem o convite.
Na sua 37ª edição, o Festuris Gramado vai ter Portugal como país convidado de honra, um convite que se justifica, afirmou Marta Rossi, pela “irmandade muito grande” que existe com Portugal, e pela “presença forte de Portugal nos nossos eventos”.
Além disso, “como gramadenses, essa irmandade vai além do oficial, é uma irmandade de coração. Nós temos aqui em Portugal a nossa família portuguesa e eu tenho certeza que no coração de Portugal está a família da Gramado e é isso que nos deixa honrados por estarmos aqui a entregar este convite para que Portugal seja o país convidado de honra do Festuris em 2025”.
Por seu turno, Eduardo Zorzanello sublinhou que Portugal é “mestre” na arte do turismo, “na valorização do território, na criação de produto com valor agregado, na inovação, na sustentabilidade e nós estamos aqui para aprender muito com Portugal”. Por isso, “termos Portugal enquanto país convidado de honra para levar o que de melhor Portugal tem para o Brasil, em especial para o nosso estado do Rio Grande do Sul é muito importante pelas nossas conexões, por valorizar o evento”.
O responsável frisou que este será “o quarto ano que nós temos um país convidado: Argentina, Uruguai, República Dominicana e agora o primeiro país europeu”.
Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, complementou frisando que a TAP vai retomar no próximo dia 1 de abril o seu voo para Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, e referiu a importância desta feira no Cone Sul do Brasil
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, que considerou o convite uma honra, recordou que este “será o terceiro ano em que estamos na feira com um stand organizado”, tendo afirmado que “a nossa vontade é de estar em Gramado partilhando aquilo que de melhor Portugal tem para poder ser visitado, para ser desfrutado pelos brasileiros, pelos brasileiros do sul que são também a nossa família”.
“Vai ser seguramente uma presença portuguesa muito alargada, acreditamos que as empresas portuguesas vão também sentir este chamamento e aderir ainda em maior número e podermos ter uma grande presença de Portugal, Portugal com arte e com alma”, sustentou.
Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, complementou frisando que a TAP vai retomar no próximo dia 1 de abril o seu voo para Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, e referiu a importância desta feira no Cone Sul do Brasil: “Estamos a falar de um PIB de 20%, os três Estados juntos representam mais ou menos 20%”, afirmou, acrescentando que nos últimos três anos Portugal teve um posicionamento diferente no Festuris, apresentando-se “do lado do luxo”.
Respondendo a uma pergunta do Turisver sobre se este convite vai exigir que Portugal faça ainda mais coisas no Festuris, Lídia Monteiro afirmou que “sermos país convidado, vai proporcionar-nos estar numa plataforma de comunicação mais alargada que a própria feira nos proporciona, não vai ser só o stand, que este ano acreditamos que vai estar mais preenchido com mais empresas, mas também vamos ter uma campanha específica que, através da organização da feira, nos permite estar mais próximos do consumidor e podermos apresentar mais ofertas de Portugal e dos nossos destinos regionais”.
Além desta campanha que será feita “com meios próprios, juntamente com a organização da feira”, e “muito dirigida ao consumidor” haverá também “um conjunto de outras iniciativas que vão acontecer ao longo da feira” e que serão desenhadas com a organização do Festuris.