Contributo do turismo para o PIB moçambicano já é de 4%
Os dados foram avançados pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, na abertura da 10.ª edição da Fikani – Feira Internacional do Turismo de Moçambique, que decorre em Maputo.
O Presidente moçambicano precisou que o contributo do turismo para o PIB subiu de 2,46% em 2021 para 4,02% em 2023, continuando com perspetivas de crescimento.
Na base deste crescimento estão aumento do número de turistas internacionais que em 2023 aumentou para 870.838 sendo 87% provenientes do continente africano e 6% da Europa, nomeadamente Portugal, com as receitas do turismo externo subirem 10% em termos homólogos, para cerca de 202 milhões de euros.
Para isso contribuiu, segundo frisou o Chefe de Estado de Moçambique, o “relaxamento na concessão de vistos de entrada” para 29 países, em vigor desde maio do ano passado.
Filipe Nyusi afirmou, ainda, que Moçambique tem condições para se “impor no turismo internacional”, nomeadamente, através de uma “aposta forte na qualidade de produtos e serviços”, de forma diferenciadora e de uma forte aposta no desenvolvimento do turismo cultural e de natureza.