Consumo estrangeiro em Portugal aumentou mais de 80% no verão
Dados da Reduniq indicam que o consumo estrangeiro em Portugal disparou 82,5% no período de verão, com França a representar a maior fatia de faturação estrangeira, com 18% do total, seguida pelo Unido, Irlanda, Estados Unidos e Espanha. No entanto, são os irlandeses os mais gastadores.
A faturação dos negócios em Portugal aumentou 32,2% este verão face ao mesmo período do ano passado, de acordo com o REDUNIQ Insights, o relatório da REDUNIQ, que analisa a evolução dos pagamentos por cartão efetuados no país.
Depois de um primeiro semestre em que o turismo impulsionou uma subida de 45% da faturação com cartões nacionais e estrangeiros, os meses de verão mantiveram a tendência de recuperação, com a faturação por via de cartões nacionais a aumentar 19,6%, enquanto a facturação por cartões estrangeiros aumentou 82,5% entre 1 de julho e 15 de setembro, quando comparado com o mesmo intervalo de 2021.
O estudo indica que o destaque vai para os turistas franceses, que apesar de terem diminuído sete pontos percentuais de peso no total da faturação estrangeira, continuam a representar a maior fatia do consumo estrangeiro em Portugal (18% do total). Atrás surgem o Reino Unido (14% do total da faturação estrangeira), Irlanda (11%), Estados Unidos (10%), e Espanha (9%).
Em termos do valor médio das compras, são os irlandeses aqueles que gastam mais com uma média de 112€ por transação. Seguem-se os Estados Unidos com cerca de 71€, Reino Unido (48€), França (46€)e Espanha (40€)
Por setores de atividade, e considerando a faturação total dos negócios (via cartões nacionais + internacionais), o relatório demonstra um aumento generalizado da faturação nos negócios associados ao turismo: o rent-a-car cresceu 85% face ao período homólogo, a hotelaria e a restauração subiram 71% e 50%, respetivamente. Os turistas estrangeiros contribuíram para aumentar em 117% a faturação da hotelaria, em 110% a do rent-a-car, e 98% a da restauração.
Já o consumo nacional em hotelaria registou um decréscimo de 6% face ao período homólogo, um resultado que, segundo Tiago Oom, diretor comercial da UNICRE “se poderá justificar com uma contenção dos gastos das famílias portuguesas face ao crescimento da inflação”.
Os distritos mais turísticos, nomeadamente Lisboa, Açores, Faro, Madeira e Porto, apresentam todos valores de faturação superiores ao mesmo período do ano passado, com crescimentos de 43% (Lisboa), 36% (Açores), 36% (Faro), 32% (Madeira) e 28% (Porto), respetivamente. Quanto ao consumo estrangeiro, o destaque vai para Lisboa e Açores, que apresentam uma variação mais significativa, registando um aumento de faturação de 125% e 103%, respetivamente.
Os dados recolhidos têm como base o Reduniq Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.