Conselho Diretivo do Glion Institute tem novos membros

Fabienne Lupo, Alexis de la Palme e Pierre Tapie são os novos membros que acabam de ingressar no Conselho Diretivo do Glion Institute of Higher Education, instituição suíça fundada em 1962, que oferece licenciaturas e mestrados em hotelaria, luxo e finanças nos seus três campus na Suíça e em Londres (Reino Unido).
Anterior presidente da Fundação da Alta Relojoaria e diretora-executiva da Fundação Michelangelo para a Criatividade e o Artesanato, Fabienne Lupo, que se juntará ao Conselho Diretivo a partir do mês de junho, é uma líder experiente na indústria do luxo, tendo construído organizações e projetos como o Salon International de la Haute Horlogerie e a sua transformação em Watches & Wonders, internacionalização com Watches & Wonders Hong Kong, Miami, Xangai e Sanya, e a sua digitalização com a pandemia em 2020. Criou também a primeira Bienal de Métiers d’art em Veneza em 2028, denominada Homo Faber e construiu a sua rede internacional e o Guia Homo Faber reunindo os melhores artesãos da Europa. Está também na origem da criação e desenvolvimento da Academia FHH, do Fórum de la Haute Horlogerie em parceria com o WEF e o IMD, entre outros.
É a fundadora e CEO da ReLuxury, o primeiro evento dedicado aos bens de luxo e de coleção bem como a todas as iniciativas de economia circular no luxo (upcycling, reciclagem, reparação, blockchain, etc.). Próxima edição do ReLuxury acontecerá em novembro de 2023.
Já Alexis de la Palme é um diretor-executivo orientado para os resultados, com mais de 25 anos de experiência no setor hoteleiro. Possui um MBA Executive da HEC e um diploma da Glion, na Suíça (Gestão Hoteleira) e é também um antigo auditor do IHEDN (Institut des hautes études de Défense Nationale // French Defense College).
Após quase 14 anos no grupo Accor, em cargos como os de vice-presidente de Vendas Mundiais, vice-presidente de Vendas e Marketing para o Médio Oriente e África, e depois como vice-presidente Sénior – Desenvolvimento Hoteleiro Accor Europa.
Em junho de 2014, Alexis de La Palme foi nomeado Chevalier dans l’Ordre National de la Légion d’Honneur. E um ano depois entrou para o grupo Edmond de Rothschild Heritage como presidente do Conselho Diretivo. É também Oficial da Reserva da Gendarmeria Nacional há mais de 15 anos.
Por fim, Pierre Tapie construiu a sua carreira unindo os universos académico e económico. Licenciou-se em Engenharia na École Polytechnique (Paris, 1980), doutorou-se em Biofísica (Universidade Paris-Saclay, 1984) e obteve um MBA (INSEAD, 1990). Após 10 anos como cientista na SANOFI, foi Reitor da Purpan Graduate School of Engineering durante 11 anos, depois Reitor e presidente da ESSEC Business School, liderando o seu alcance global.
Em 2013, criou a Paxter, uma empresa de consultoria centrada na estratégia institucional académica e na engenharia pedagógica, ao serviço de universidades, governos e empresas em todo o mundo. É um Business Angel ativo em tecnologias biológicas, médicas e educacionais.
Entre os seus serviços de voluntariado, foi presidente da Globally Responsible Leadership Initiative (GRLI, 2008-2011), membro do Conselho Diretivo da AACSB (2006-2009) e presidente (2009-2013) da Conférence des Grandes Écoles, o principal organismo que representa a sociedade civil académica perante o governo em França. Atualmente, é presidente do VersLeHaut, o primeiro grupo de reflexão francês dedicado à juventude e à educação. Pierre Tapie integrará o Conselho Diretivo a partir do próximo mês de junho.
Pierre Salles, presidente do Conselho Diretivo da Glion e Proprietário e Cofundador da HES Hotels & Management Co mostrou-se “muito feliz por acolher talentos tão singulares, as suas experiências e conhecimentos combinados são ativos incríveis para os futuros desenvolvimentos da Instituição”.