Congresso da APECATE: Francisco Calheiros deixou “recados” ao próximo Governo

Numa intervenção em vídeo na abertura do 13º Congresso da APECATE que teve início esta quinta-feira na Ilha Terceira, o presidente da CTP, Francisco Calheiros, sublinhou a importância do evento e deixou “recados” ao próximo Governo, assegurando que a Confederação não vai deixar de exigir as medidas que considera fundamentais para o Turismo.
Depois de assinalar a “resiliência” do turismo, refletida nos resultados recorde de 2024 o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, apontou os “tempos desafiantes e de incerteza” que se vivem devido ao período eleitoral que se avizinha e que acontece num momento em que tanto o turismo como o país ainda enfrentam vários desafios internos.
Entre estes destacou, no plano interno, o novo aeroporto, a privatização da TAP e a execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e no plano externo a instabilidade provocada pelas ainda no terreno e as consequências económicas de medidas impostas pelo presidente dos EUA.
Para que os desafios possam ser ultrapassados, o presidente da CTP apelou à união de todo o setor: “Perante esta conjuntura, Portugal exige de nós, profissionais do turismo, atenção, união e resiliência”, afirmou, acrescentando que o “foco deve permanecer na garantia da qualidade da oferta turística”.
Em jeito de “recado” para o próximo Governo, Francisco Calheiros assegurou que qualquer que seja o cenário político que resulte das próximas eleições legislativas, “a Confederação não desmobilizará e continuará a exigir as medidas fundamentais (…) para que o turismo continue a dar valor ao país, gerando riqueza, criando empregos e dinamizando diversos sectores da economia”, o que significa que dossiers fundamentais como o do novo aeroporto, por exemplo, continuarão a marcar a agenda da Confederação do Turismo.
Francisco Calheiros aproveitou ainda para sublinhar “a relevância do 13ª Congresso da APECATE para o país e para o setor turístico nacional”, “um evento de referência para o setor dos eventos, animação turística e turismo de experiências”. Sobre as áreas de atividade que a APECATE representa, o presidente da CTP referiu terem “um papel determinante na diversificação da oferta turística e na captação de visitantes ao longo de todo o ano”.
O Turisver viajou para a Ilha Terceira a convite da APECATE