Companhia turca Southwind Airlines proibida de entrar no espaço aéreo da U.E.
Seguindo uma decisão já tomada pela Finlândia, a União Europeia proibiu oficialmente a companhia aérea turca Southwind Airlines de entrar no seu espaço aéreo. Em causa estão suspeitas que a U.E dá como fundamentadas, de que a companhia seja controlada pela Federação Russa.
Justificando a medida tomada, no final de março, contra a companhia aérea de lazer fundada em 2022 na Antalya (Turquia) com o apoio de um operador turístico russo, Bruxelas acusou formalmente a Southwind Airlines de estar subordinada ao controlo da Federação Russa.
“A nossa avaliação global indica que uma parte significativa da propriedade e do controlo efetivo da empresa não pertence a pessoas ou empresas turcas”, explica a U.E., determinando que a proibição de a companhia entrar no espaço aéreo europeu entrou em vigor de imediato (último dia de março).
Além da Rússia, a companhia, com uma frota de 12 aviões, voava para destinos como a Alemanha, Suíça, Grécia, Itália e Macedónia do Norte e Itália. A companhia pretendia também voar para a Finlândia mas a sua entrada no território foi recusada.
Foto: © Stuttgart Airport