Como tirar partido de um fenómeno chamado TikTok?, por Diana Laranjeira
Neste artigo, Diana Laranjeira começa por falar do poder do TikTok, uma plataforma com mais de 800 milhões de utilizadores a nível mundial para analisar qual a utilidade que esta ferramenta tem no que toca ao marketing das viagens.

Diana Laranjeira
Chief Creative Officer @ UEIP!
diana@ueip.pt
Os lockdowns que afetaram o mundo inteiro no início de 2020 fizeram com que milhões de pessoas navegassem para plataformas de interação social, como forma de entretenimento e a aplicação mobile TikTok não foi exceção. Com mais de 800 milhões de utilizadores a nível global e mais de US$ 1 bilhão em receita nesse mesmo ano, emergiu como um importante player no mundo do conteúdo de social. É sobejamente conhecido pelos seus vídeos com animais a fazer truques, das danças e coreografias e dos eventos mais aleatórios. O TikTok é a combinação perfeita das apps de social media favoritos da Geração Z e Millennials mais novos – os pequenos formatos de vídeo do Vine, a capacidade do Instagram de acompanhar os seus influenciadores favoritos, os hashtags do Twitter para acompanhar o conteúdo viral e a habilidade do Youtube em fazê-los sentir como se estivessem a assistir ao seu programa de TV favorito. Se muitos pensaram ou esperavam que o TikTok fosse apenas uma moda passageira e não precisavam de incluir a ferramenta na sua estratégia de social media, chegou a hora de admitir: o TikTok veio para ficar.
O poder da plataforma não pode ser subestimado. Além de ser a ferramenta de procrastinação preferida de muitos jovens adultos, teve um profundo impacto na música e na cultura popular do mundo moderno – e marcas de renome, em qualquer ponto do globo, estão a entrar na onda (e na captação de retorno financeiro, é claro) por meio de marketing no TikTok. No entanto, os profissionais de marketing que tentarem apenas redirecionar o conteúdo que já era popular no Instagram ou outras plataformas podem ficar desapontados porque o TikTok funciona de maneira diferente. Basicamente, garante que um vídeo, criado por qualquer pessoa, não importa quão desconhecida seja, é exposto a alguns utilizadores. A rede social não retransmite apenas o que já se provou popular. Quanto mais um utilizador assiste e interage com o conteúdo, melhor o aplicativo consegue mostrar vídeos que possam corresponder aos seus interesses, hobbies ou gostos.
Mas qual a utilidade do TikTok para o marketing de viagens? De acordo com dados recentes, cerca de 50% do público global do TikTok tem menos de 34 anos, com 26% entre 18 e 24 anos. Para destinos e players turísticos, é importante observar o impacto que os jovens adultos podem ter no planeamento de viagens em família, assim como o seu potencial para planear as suas próprias viagens nos próximos anos. Prova disso, é já a forma como algumas marcas de viagens olham para a plataforma, como a Delta Air Lines, que lançou sua primeira campanha do TikTok nos EUA no verão de 2021. A companhia pediu aos utilizadores que publicassem um pequeno vídeo sobre sua viagem favorita e marcassem o mesmo com #FavoriteTripChallengeHashtag. A campanha obteve mais de 19,5 milhões de visualizações nas suas primeiras 36 horas, tudo graças a uma parceria com o TikTok.

O conteúdo de viagens é um setor em expansão da plataforma. Embora poucas marcas turísticas embarcaram nesta aventura, os influenciadores de viagens e os entusiastas de destinos encarregaram-se de criar conteúdo, com os hashtags #travel e #tiktoktravel a conseguir angariar mais de 50 bilhões de visualizações combinadas. Quando se trata do conteúdo em si, influenciadores e criadores de conteúdo tendem a publicar vídeos inspiradores, mostrando visões inspiradoras e/ou resorts de luxo. Estes criadores podem publicar avaliações dos seus restaurantes favoritos, vlogs curtos de suas atividades diárias ou resumos de actividades para fazer em um destino específico. Os estrategas de marketing social podem não apenas replicar esse conteúdo, mas também podem fazer parcerias com influenciadores locais para criar vídeos semelhantes, se não tiverem recursos para fazê-los internamente. Algumas marcas com que trabalhamos já estão a explorar esse tipo de parceria, e os resultados são extremamente positivos.
Mas vale a pena surfar esta onda gigante chamada TikTok? Vamos ser sinceros, a última coisa que os gestores de redes sociais querem fazer é acompanhar mais uma plataforma. De publicações no Facebook a histórias do Instagram e Fleets e Reels, a criação de conteúdo pode parecer uma tarefa interminável e pode ser difícil determinar onde investir, da melhor forma, o tempo e os recursos. É sabido que o marketing de vídeo não vai a lado nenhum e a sua importância no marketing turístico. Faz sentido apostar numa estratégia multiplataforma e maximizar a eficiência redirecionando o conteúdo do TikTok para o Instagram Reels, onde os vídeos obtêm 2x mais engagement do que as fotos. E se lhe dissermos que a taxa média de engagement do TikTok é de 29%? Muito longe dos 3-5% que assistimos no Instagram e no Facebook. O sucesso do marketing digital está na análise dos números e estes não mentem. Uma estratégia de TikTok bem definida é claramente um passo para um futuro de sucesso.