Comité Mundial de Ética do Turismo congratula-se com tema do DMT
Numa declaração a propósito do Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, o Comité Mundial de Ética do Turismo (WCET) afirma que o tema escolhido para a celebração deste ano, “Turismo e Paz”, “é particularmente oportuno à luz do atual clima global de conflito e divisão”.
Congratulando-se com a decisão da Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo) de designar “Turismo e Paz” como tema do Dia Mundial do Turismo de 2024,o Comité reafirma “o papel vital que o turismo desempenha como catalisador da paz, da compreensão mútua e da amizade entre as pessoas de todo o mundo”.
Sublinha, também que “o turismo deve sempre servir como um lembrete da importância do diálogo, da paz, da tolerância e das interacções mutuamente benéficas entre as pessoas e os países”.
Reconhecendo a afirmação do Secretário-Geral das Nações Unidas “construir a paz é um acto consciente, ousado e até radical”, e orientado pelo artigo 1.º do Código Global de Ética do Turismo da ONU para o Turismo, o Comité apela à união de esforços para apoiar as negociações de paz em destinos afetados por conflitos, aderindo aos princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.
O Comité Mundial de Ética do Turismo (WCET) é um órgão imparcial que reporta diretamente à Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (Turismo da ONU). É responsável por interpretar, aplicar e avaliar as disposições do Código Global de Ética para o Turismo das Nações Unidas, promover os seus princípios éticos e monitorizar a sua aplicação prática pelo sector privado, incluindo o direito ao turismo. A Comissão reuniu sob a presidência interina e com nova composição, para redigir a referida declaração.