Com selo ‘Sustainability Committed’ Casa da Avó Rosa aposta em novos pacotes e experiências
Distinguida pelo Turismo de Portugal com o selo Sustainability Committed do Programa Portugal 360, a Casa da Avó Rosa, unidade de turismo rural em São João da Ribeira (Rio Maior), acaba de lançar novas experiências e novos pacotes com alojamento, como nos contou a proprietária, Rita Montez.
Depois de o ano passado ter obtido a certificação da Biosphere, a Casa da Avó Rosa recebeu este ano, em cerimónia pública durante a BTL, o selo Sustainability Committed do Programa 360 do Turismo de Portugal, o que Rita Montez considera “mais um passo na consolidação do nosso trabalho em prol da sustentabilidade”.
A par da sustentabilidade ambiental, nesta unidade de turismo rural o compromisso com a cultura continua a ser um ponto de honra. Neste sentido, arrancou em fevereiro um programa de tertúlias muito em torno do poeta Ruy Belo que nasceu na aldeia onde se situa a Casa da Avó Rosa.
Estas tertúlias que no verão serão semanais, pretendem ser “um espaço informal aberto a todas as pessoas, mediante inscrição, embora seja gratuito”, segundo explica Rita Montez, precisando que o objetivo “é juntar as pessoas de uma maneira informal, partilharmos e contarmos as memórias da nossa infância e, quem quiser, pode levar os seus livros preferidos e lê-los”.
Em simultâneo arrancaram também novos workshops e novas experiências: “Já tínhamos os “Caminhos do Poeta” e os “Caminhos dos Mouros” e este ano arrancámos com novos workshops, alguns dedicados a crianças”. Um destes workshops permite “fazer pizas no nosso forno de lenha” mas há também construção de ervários e uma oficina de contos em que “juntamos um grupo de crianças onde criamos a nossa própria história em oficina de escrita criativa, encenamos e apresentamos as histórias das crianças”.
Além disso, mantêm-se as sessões de cinema ao ar livre no jardim e a partir do final da primavera haverá novos “pacotes” com massagem quer no jardim como no espaço dedicado para este efeito e também “packs” com alojamento e voos de balão.
Novidade é também a conclusão da renovação do jardim, com o objetivo de “termos um jardim cada vez menos consumidor de água”.
O ano de 2023 “correu bem” para a Casa da Avó Rosa que registou um crescimento no número de hóspedes. “Estamos a sentir o regresso dos clientes estrangeiros mas o perfil está a mudar. Tivemos muitos polacos, franceses e começámos também a ser procurados por mercados do norte da Europa, que antes não tínhamos”, disse-nos Rita Montez.
Para 2024, a proprietária da Casa da Avó Rosa está “confiante”, embora sinta que “as reservas estão a ser feitas à última hora”. Em termos das reservas já feitas, Rita Montez sublinha que “estamos a ter muitos franceses e espanhóis, que também são um mercado muito importante para nós, já os portugueses são menos”. A propósito do mercado nacional refere que “sentimos que houve uma sensibilidade muito grande à queda do governo e às eleições, por isso acredito que a partir da segunda semana de março iremos ter maior procura por parte dos portugueses”.
A Casa da Avó Rosa oferece quatro quartos, com wc privativo, distribuídos por duas pequenas casas tipicamente ribatejanas: a Casa do Cabeço e a Casa da Cal. Os hóspedes têm acesso a uma antiga casa térrea, com duas pequenas salas e um espaço comum onde podem aquecer ou preparar refeições básicas. Jardim orgânico, com árvores centenárias, terraço, comodidades para churrascos, piscina exterior construída de forma a lembrar os antigos tanques de rega e acesso a Wi-Fi gratuito, estão entre as valências da unidade.
Contactos: e-mail: info@acasadaavorosa.pt; telefone: +351 914 626 921; site: https://www.acasadaavorosa.pt/