Com “quase o dobro do tamanho do ano passado” stand da DIT Portugal na BTL vai ter “duas vertentes”, adiantou César Clemente

A DIT Portugal vai estar presente, uma vez mais, na BTL, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL (Parque das Nações, Lisboa), onde ocupará o stand 4D36, no Pav. 4. O Turisver falou com César Clemente, diretor comercial da DIT Portugal, para saber pormenores sobre a participação do grupo de gestão no certame.
A DIT Portugal vai estar presente com stand próprio na BTL. Como é que vai ser o stand, tendo em conta que a feira tem dias apenas para profissionais e outros direcionados ao público em geral?
O nosso stand vai ter duas vertentes. Nos dias para os profissionais vai ter um design mais virado para apresentarmos os novos produtos que temos, como a DTV, por exemplo, e recebermos quer as nossas agências, quer as agências que quiserem vir reunir connosco e algumas até já fizeram marcações nesse sentido. Deixe-me frisar que qualquer agência que nos queira visitar, sendo nossa ou não, e não quer dizer que queira vir trabalhar connosco, pode só ir fazer-nos uma visita.
Depois, na sexta-feira mudamos o visual para uma vertente de venda ao público, em que irá ser desmontada uma parte do stand e montada outra, e tudo estará preparado para apoiar ao máximo as nossas agências vão estar lá a vender diretamente ao público.

Quantas agências é que vão estar convosco?
No nosso stand vão estar 10 agências, mas temos mais três agências que têm stands próprios. Nós quisemos que as nossas agências tivessem bastante espaço, por isso é que o stand, apesar de ser bastante maior -estamos a falar de um stand que este ano tem quase o dobro do tamanho do ano passado -, vai ter o mesmo número de agências.
Qual vai ser a dimensão do vosso stand?
Vai ter 54 metros quadrados – vai ter uma dimensão de 9×6 metros, e quatro frentes
Vão ter alguma iniciativa específica?
Vamos fazer algumas coisas, nomeadamente, na quarta e na quinta-feira à tarde vamos ter ‘mojitos’ para proporcionarmos um momento de descontração com as agências e depois teremos sempre um brinde no fim de cada dia da feira, que é uma iniciativa que já fazemos também na FITUR, em Madrid, aliás, num dos dias tivemos mesmo connosco o secretário de Estado do Turismo e o presidente do Turismo de Portugal.
“Vamos ter algumas reuniões com alguns dos operadores, nomeadamente portugueses, porque vamos ter lá (BTL) quer o presidente do grupo quer os diretores-gerais de Portugal e de Espanha…“
Tirando a parte da venda ao público, negócio, propriamente dito, de contratação, não vai haver? Já está tudo fechado para este ano, não é?
Sim, sim, para 2025 está tudo praticamente fechado. Vamos ter algumas reuniões com alguns dos operadores, nomeadamente portugueses, porque vamos ter lá (BTL) quer o presidente do grupo quer os diretores-gerais de Portugal e de Espanha, e vamos ter reuniões também com agências de viagens que querem mesmo reunir connosco.
Depois vamos ter outras situações, por exemplo, como estamos a implementar o IATA português, vamos ter várias reuniões com companhias aéreas, aproveitando o facto de estarem lá presentes.
Vocês já implementaram o sistema de crédito das vossas agências?
Já está tudo completamente a funcionar, aliás, na altura em que foi apresentado, que foi na nossa Convenção, já estava pronto a ser implementado e as agências começaram logo a utilizar, quer a situação do parcelamento, quer a situação do cartão que nós tínhamos, aliás, isso é uma coisa que já está implementado desde mais ou menos fevereiro ou março de 2024.
Há poucos dias anunciaram mais uma agência que entrou para a DIT. Tem sido um caminho de crescimento?
Ainda hoje [terça-feira, 25 de fevereiro] ou amanhã [quarta-feira, 26 de fevereiro] será anunciada a entrada de mais uma agência, e dentro de mais dois ou três dias mais outra, mas houve mais entradas porque há algumas agências que não quiseram que a sua entrada fosse publicitada, e nós só anunciamos aquelas que nos autorizam – quando não querem, respeitamos.