Com pré vendas da Soltour a todo o gás, Luís Santos avança que a previsão para 2025 é “um crescimento de 9%”

Até ao momento, comparando com o mesmo período do ano passado, a Soltour está com um crescimento “acima dos 50%”, revelou Luís Santos, diretor comercial do operador para Portugal. Em conferência de imprensa na BTL, o responsável avançou que as estimativas apontam para um crescimento de 9% em 2025.
O período de pré-vendas está a “correr bem” desde que em setembro se começou a vender o verão, “a campanha de Black Friday foi manifestamente boa”, a venda antecipada de Janeiro “correu muito bem”, e a expectativa para a BTL também é positiva porque “estamos bastante agressivos a nível de preço, estamos agressivos a nível de comissão (…) por isso a ideia é manter o crescimento que temos tido nas campanhas que já vêm desde setembro”.
“O crescimento que nós temos à data de hoje, comparando com o mesmo dia do ano passado, está acima dos 50%”, afirmou o diretor comercial da Soltour para Portugal, que no entanto chamou a atenção para o facto de parte do crescimento, não ser extramente crescimento mas “antecipação da compra”, pelo que as contas apenas se farão no final. Ainda assim, Luís Santos avançou que a perspetiva para 2025 aponta para um “crescimento de 9% face ao ano passado”.
Para já o crescimento nota-se em todos os destinos: “Para crescimentos acima de 50%, não nenhum destino que esteja abaixo do ano passado”, afirmou Luís Santos. Mesmo assim precisou que os três destinos que mais se destacam até ao momento são Samaná, Costa Dourada e Almeria: “Samaná está muito melhor que o ano passado, da Costa Dourada, que é uma operação nova, não temos histórico, mas está a correr muito bem, e Almeria, à semelhança do ano passado, está com muita procura”.
Para Luís Santos, o que interessa é vendermos com uma rentabilidade interessante porque se na reta final vendermos mais barato, perde-se tudo aquilo que se amealhou, perde-se o objetivo, a estratégia”
Para Luís Santos, “o que interessa é vendermos com uma rentabilidade interessante porque se na reta final vendermos mais barato, perde-se tudo aquilo que se amealhou, perde-se o objetivo, a estratégia”. Por isso a antecipação da venda é tão importante – só através dela se consegue “ter uma rentabilidade melhor, para chegar ao final e não termos tanta necessidade de estar a vender, ainda que sejam os últimos lugares, e destruir a margem”.
Inquirido sobre se este ano irá voltar a haver muitas promoções last minute, o diretor comercial da Soltour em Portugal disse que “se as vendas continuarem a este ritmo, a resposta é não mas o ano passado houve uma paragem grande nas vendas e depois na reta final ainda havia alguns lugares para se vender”.
Relativamente a 2024 “cumprimos aquilo que era o nosso orçamento, vendemos em números redondos de 55 milhões de euros net, crescemos e diversificámos muito o produto”, disse, acrescentando que, além disso, o operador passou a “vender outro tipo de produtos, por exemplo, crescemos 66% nas vendas de só hotel”. A propósito, salientou que “temos praticamente 100 combinados disponíveis à venda na nossa página, e tentamos de alguma forma diversificar para conseguir, para conseguir crescer com as para além das operações charter”, que têm um peso “ainda significativo, superior a 50%” nas vendas totais do operador.
Este ano, a Soltour reforçou as suas operações charter, “principalmente para Cabo Verde, que foi onde crescemos mais. Cabo Verde é onde temos a operação com a easyJet que passou a ser anual. Desde o inverno de 2024 que começámos a operar com eles e essa situação acaba por nos dar a oportunidade de deixar de ser um operador apenas de temporada alta, para termos o produto o ano inteiro e esse é o grande crescimento”, explicou, acrescentando que “a Costa Dourada é um crescimento completo”, porque é um destino em estreia. Já relativamente aos outros destinos, disse que a oferta é semelhante ao ano passado.