Com dois hotéis a abrirem em 2025 Grupo AP Hotels não descarta adicionar novas unidades em 2024
O ano de 2023 foi de “todos os recordes” e de expansão para a AP Hotels & Resorts e segundo o seu diretor comercial, Lino Martins, as reservas para 2024 estão “muito acima do ano passado” em todos as unidades. Com as unidades de Sines e Lisboa programadas para abrirem em 2025, Lino Martins não põe de parte a possibilidade de surgirem novidades ainda este ano.
Em declarações à imprensa na Bolsa de Turismo de Lisboa, o diretor comercial da AP Hotels & Resorts, Lino Gomes, confirmou que “2023 foi “um grande ano” para o Grupo. Isso aconteceu por duas razões: primeiro porque foram alcançados “resultados recorde de faturação, de número de clientes e de taxas de ocupação”, ou seja “quebrámos todos os recordes e toda a nossa expectativa, ao nível de orçamentos, foi plenamente cumprida”.
Em destaque, em termos dos resultados do ano passado esteve o AP Adriana Beach Resort, “um hotel muito familiar na Praia da Falésia”. Este facto levou a que o Grupo abrisse o hotel mais cedo este ano “o AP Adriana já está em pleno funcionamento desde 22 de fevereiro e só encerrará a 23 de Novembro – nunca o hotel tinha aberto tão cedo e encerrado tão tarde”, afirmou o responsável, frisando que “isto demonstra que as “pontas” estão a ser cada vez mais procuradas”.
“Claro decréscimo ao nível do cliente nacional” em 2023 foi superado pela “forte regularização dos mercados internacionais”
O Algarve foi, em 2023, a única região do país onde as dormidas não cresceram face a 2019 mas o Grupo não sentiu essa quebra, com todos os seus hotéis na região a aumentarem o número de clientes apesar de se ter notado “um claro decréscimo ao nível do cliente nacional” que no entanto foi superado pela “forte regularização dos mercados internacionais”, com “mais clientes franceses, belgas, ingleses e muito mais alemães”, sendo que este último, segundo Lino Martins, “foi um mercado surpresa em 2023 e está a sê-lo para 2024, tratando-se de um mercado que está a redescobrir o Algarve”.
Por outro lado, 2023 foi também o ano em que “o grupo hoteleiro cresceu de forma sustentada”, com a abertura, em finais de fevereiro, do AP Dona Aninhas, no centro de Viana do Castelo, que teve um ano “muito acima das expectativas, com uma ocupação muito próxima dos 60%” e a aquisição, em agosto, do Hotel Sinerama em Sines, um hotel de 3* que apenas irá funcionar sob a bandeira da AP Hotels quando forem concluídas as obras de beneficiação que irão elevar a sua categoria para 4*, o que deverá acontecer em 2025.
Já no final do ano, o grupo adquiriu o Hotel Lago Montargil e Villas que já se encontra a funcionar com a bandeira do Grupo, sob a denominação de AP Lago Montargil Conference & Spa. “É um orgulho podermos ter finalmente uma unidade de 5*”, sublinhou a propósito o diretor comercial do Grupo.
Além do hotel de Sines, 2025 irá também trazer a abertura do AP Lisboa, na Praça da Figueira, resultante da reconversão do edifício da Confeitaria Nacional, o que será “muito importante para a afirmação da AH Hotels & Resorts ter um hotel na capital”, sublinhou o responsável, adiantando que, a pensar na abertura deste hotel, o Grupo irá começar a promover-se junto de novos mercados, como EUA, Canadá e Brasil, característicos da procura na capital.
Em termos de expansão, o Grupo não irá ficar-se por aqui, já que Lino Martins antecipou que “em 2024 poderemos eventualmente adicionar algumas unidades ao nosso portefólio”.
Para este ano, as reservas, em todos os hotéis, “estão muito acima do ano passado” no que se refere aos mercados internacionais e “o preço médio está a destacar-se”. Por isso, com a sua presença na BTL, o Grupo pretendeu incentivar as reservas antecipadas do mercado nacional porque “temo que se os portugueses esperarem pela última hora já não irão conseguir reservas”.