Com aumento de quota no 2º trimestre: Estados Unidos foram o segundo principal mercado emissor em junho, revela o INE
Num mês em que o crescimento da atividade turística abrandou, o mercado dos Estados Unidos ascendeu ao segundo lugar entre os principais mercados emissores de turistas para Portugal, tendo sido o únicos entre os cinco mais importantes a aumentar a sua quota de mercado no segundo trimestre.
Dados publicados esta quarta-feira, 31 de julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) dão conta que o sector do alojamento turístico registou em junho, um total de 3 milhões de hóspedes (+6,7% em termos homólogos) e 7,8 milhões de dormidas (+4,8%).
Também em junho, as dormidas de residentes aumentaram 3,2%, correspondendo a 2,2 milhões, enquanto as de não residentes subiram 5,5%, totalizando 5,6 milhões.
No mês em análise, os 10 principais mercados emissores representaram 77,7% do total de dormidas de não residentes, destacando-se o mercado britânico que se manteve como principal mercado emissor (quota de 20,8%), tendo registado um crescimento de 5,5% em junho.
A grande novidade residiu no mercado dos Estados Unidos que ascendeu à segunda posição, em resultado de um aumento homólogo de 13,5% nas dormidas e uma quota de 10,6%, tendo ultrapassado a Alemanha que desceu para a 3ª posição após um ligeiro decréscimo de 0,4% no número de dormidas (peso de 10,6%).
Destaque, ainda, para o mercado espanhol (8,0% do total), que registou um crescimento de 6,3%, e para os mercados dos Países Baixos e do Canadá (quotas de 4,6% e 2,6%, respetivamente) pelos crescimentos mais significativos, +11,9% e +11,7%, pela mesma ordem.
No polo oposto, o destaque, pela negativa, vai para o mercado brasileiro que apresentou uma descida de 1%, representando agora uma quota de 4% do total dos mercados estrangeiros.
Já no que se refere ao acumulado do segundo trimestre de 2024, o mercado britânico registou um crescimento de 2,7% face a igual período do ano anterior e representou 19,5% do total de dormidas de não residentes (19,7% no 2.º trimestre de 2023).
Seguiram-se os mercados alemão (11,4% do total, o mesmo peso no período homólogo; +4,1% face ao 2.ºT de 2023) e norte americano, sendo este o único, entre os 5 principais mercados emissores de turistas para Portugal, a registar aumento de quota (+0,9 p.p., passando a representar 10,1% do total no 2º. trimestre) bem como a maior variação homóloga (+15,0% face ao 2.º trimestre de 2023).
Em sentido contrário, o destaque vai para o mercado espanhol que foi, entre os principais, o que registou maior diminuição do seu peso no segundo trimestre deste ano (-1,3 p.p., para 7,3% do total), em resultado de um decréscimo de 11,4% das dormidas deste mercado face ao mesmo período no ano passado.