Com apoio da euroAtlantic voo humanitário trouxe ucranianos para Portugal

A iniciativa da Ukrainian Refugees, apoiada pela euroAtlantic airways e outras empresas, foi elogiada pelo Presidente da República que rececionou os refugiados, em Figo Maduro. Para breve está a realização de outro voo deste tipo.
O voo da euroAtlantic tinha partido de Lisboa com destino a Lublin, na Polónia, na quarta feira, levando a bordo toneladas de medicamentos, bens essenciais e roupas para os ucranianos que estão junto à fronteira. O mesmo avião regressou quinta feira, trazendo consigo mais de 260 refugiados, entre mulheres, idosos, crianças e bebés, na maioria familiares de imigrantes já residente no nosso país.
A iniciativa pertenceu à associação Ukrainian Refugees, criada por dois empresários, um ucraniano residente em Portugal, outro português, e contou com a ajuda da companhia aérea euroAtlantic airways, entre outros parceiros, e do governo português.
O voo, com toda a tripulação, foi realizado pelo Boeing 767-300ER que esteve ao serviço da Ukraine International Airlines para a realização dos voos charter para a República Dominicana (Punta Cana), México (Cancun) e Maldivas (Malé). De acordo com a companhia, a operação envolveu empresas como a Galp e a Portway.
O voo foi rececionado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelas ministras de Estado e da Presidência e da Administração Interna, respetivamente Mariana Vieira da Silva e Francisca Van Dunem e pela Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.