Com a maior representação de sempre no FESTURIS Portugal apostou no segmento do turismo de luxo

Portugal teve a maior representação de sempre no FESTURIS que terminou no sábado em Gramado, no Rio Grande do Sul. Nesta 35ª edição do certame, no stand coordenado pelo Turismo de Portugal no Brasil, localizado numa área em que a proposta era o segmento ‘ Luxury’, estavam regiões de turismo e empresas, mas havia também empresas com stand próprio ou a participarem nas mesas de negócios.
A 35ª edição da FESTURIS que decorreu em Gramado, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, recebeu mais de 15 mil participantes profissionais do turismo. Foi, segundo a organização, a maior edição de sempre e terá gerado mais de 400 milhões de reais em negócios numa primeira pesquisa, superando as expectativas dos expositores.


Portugal fez-se representar no Festuris, o maior evento B2B da região sul do Brasil, onde se inserem três estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e que apresenta os melhores indicadores de desenvolvimento e económicos do Brasil, sendo por isso uma aposta no presente e para o futuro, tendo em vista a captação de turistas de toda esta região.
Segundo Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, a presença do nosso país na feira teve como principal objetivo “capacitar os agentes de viagens com um posicionamento elevado pelo produto que Portugal oferece e que hoje é muito diferenciado”. Para o responsável é importante dar a conhecer a diversidade da nossa oferta que também passa por segmentos como “o turismo literário ou o surf”. Bernardo Cardoso referiu ainda que “não gostando do termo ‘luxo’, esta presença neste espaço faz sentido”.

Portugal estava inserido num espaço dedicado ao turismo de luxo, tendo recriado no stand, que era um “salão” em profundidade, uma área luxuosa com “cortinas brancas”, sofás e cadeiras de grande conforto, que transmitiam a quem o visitava a ideia de estar numa área de qualidade onde até o ambiente de serenidade era cuidado, sem barulhos excessivos e cores berrantes (ao contrário do que é muito usual em feiras), tratando-se, por isso, de uma zona tranquila e atrativa, que ficava completa com um pequeno bar onde os visitantes podiam deliciar-se com o nosso famoso pastel de nata e um cafezinho.


No espaço do stand de Portugal estiveram presentes todas as regiões de turismo do Continente e a Madeira, apenas não tendo marcado presença a região dos Açores, facto que foi estranho para muitos dados os laços históricos e culturais dos Açores com o sul do Brasil. Presentes estiveram também algumas empresas hoteleiras e agências de viagens de incomming.

Fora da área de exposição de Portugal estavam, com stand próprio, a Agência Abreu e a Lusanova Brasil, agências que trabalham há muito o mercado brasileiro, e também o Grupo Vila Galé que, como é conhecido, possui 10 unidades hoteleiras no Brasil. A região Centro tinha um espaço na área da oferta de enoturismo, e o Turismo do Porto Norte de Portugal para além de estar representado no stand do TP, aproveitando uma área de comunicação com o trade ainda fez a apresentação da sua oferta para o mercado LGBT+. Já a TAP tinha o seu stand próprio, paredes meias com o stand do Turismo de Portugal mas inserido no espaço ‘Luxury’ da feira, onde também se situavam inúmeras mesas de negócios.
A convite da TAP e do Festuris, estiveram também presentes na feira de turismo de Gramado cerca de uma dezena de agentes de viagens portugueses e vários representantes de órgãos de comunicação do trade.
*O Turisver esteve no Festuris a convite da TAP e da organização da feira.