Com a maior presença de sempre, Portugal quase não mexe em “receita” de sucesso na FITUR

O stand Portugal na FITUR manteve este ano a mesma estrutura com que se tinha apresentado em 2024 ao mercado espanhol e que, como então tivemos a oportunidade de destacar, recebeu elogios quase unânimes por parte dos profissionais portugueses. Este ano, no entanto, a presença portuguesa foi ainda maior do que a do ano passado.
Por: José Luís Elias
Se em 2024 Portugal se tinha apresentado na FITUR com a maior área exposicional de sempre, este ano a área ocupada foi ainda superior. O stand, que fica na entrada do Pavilhão Seis, domina completamente todo este pavilhão, quer pela sua dimensão, quer pela opção de arquitetura, dado não ser um stand fechado, o que possibilita a visão ao visitante que entra no pavilhão.
As centenas de metros quadrados de ‘open space’ dão uma profundidade onde sobressaem as centenas de mesas de trabalho de outras tantas empresas, de todas as áreas da atividade turística.
Se no início, para quem entra, surgem as sete regiões turísticas portuguesas – as cinco do Continente, a que se somam a Madeira e os Açores -, a que seguem as empresas, já na parte central ficam alguns pontos de apoio logístico e salas para atividades do Turismo de Portugal, seguindo-se depois as Câmaras Municipais e alguns spots temáticos.


Nos dois primeiros dias da feira, o stand de Portugal tem sido muito procurado e as reuniões de trabalho e de negócio que as empresas e entidades regionais têm realizado são justificadas pelo crescente número de turistas que visitam o nosso país.
Um profissional da área da hotelaria referiu ao Turisver que o facto de a oferta de Portugal estar quase toda concentrada, em vez de estar espalhada pela feira, é uma mais-valia para os profissionais espanhóis ou de outros países que querem conhecer melhor o que temos para oferecer aos seus clientes. Este é, de facto, um espaço de feira propício à realização de negócios e, segundo conseguimos o apurar, muitos têm sido feitos durante estes dois primeiros dias.
Portugal continua a ser um dos pontos de maior procura da FITUR. O mercado espanhol, que tem tido algumas alterações no seu comportamento, muito devido ao aumento de preços na hotelaria em Portugal, está, também ele, a mudar o tipo de cliente que nos visita. Por isso, a grande parte dos profissionais com quem contractámos, mostrou-se otimista em relação à evolução do mercado espanhol para 2025.
O Turisver deslocou-se à FITUR à convite da ARPT do Alentejo