Com a campanha “ÚNICA” Cuba quer cativar mais turistas portugueses
Portugal é o mercado turístico europeu com maior crescimento para Cuba mas a Embaixadora do país em Portugal quer levar ainda mais turistas lusos para a ilha caribenha que está de braços abertos para receber mais investimentos portugueses – duas ideias que ficaram nítidas durante o XIV Fórum de Turismo “Portugal-América Latina”.
O Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), promoveu na passada terça feira, em Lisboa o seu XIV Fórum de Turismo “Portugal-América Latina”. Cuba foi o país em destaque neste encontro, tendo-se feito representar por Yusmari Díaz Pérez, Embaixadora em Portugal, e por Niurka Pérez, Conselheira de Turismo na embaixada de Cuba em Espanha. No final, a sessão contou também com a participação, por vídeo conferência, do ministro do Turismo de Cuba.
Depois de Paulo Neves, presidente do IPDAL e da reitora da Universidade Europeia terem preferido palavras breves, coube a Yusmari Pérez, Embaixadora de Cuba em Portugal, fazer uma intervenção que se focou no objetivo de um maior incremento de turistas portugueses para Cuba e no convite a que investidores lusos possam apostar no desenvolvimento do turismo no seu país, como o fez recentemente o Grupo Vila Galé que vai inaugurar, no próximo dia 21, um hotel em Cayo Paredón.
“É importante colocar o investimento português na carteira de investimentos da indústria turística cubana”, afirmou a Embaixadora, explicando que, nesse sentido, Cuba tem atualmente um conjunto de mais de 100 projetos que são oportunidades para o investimento estrangeiro, que vão para além de projetos hoteleiros, como é o caso de parques aquáticos e parques temáticos.
A Embaixadora referiu depois que “Portugal, tem um grande potencial para superar o recorde de mais de 32 mil visitantes recebidos em 2019” já que 2é um país que continua a apostar no destino Cuba” e “o mercado europeu que mais cresce”.
Demostrando conhecer bem o turista luso, Yusmari Díaz Pérez referiu que “o perfil do turista português, amante do sol e da praia, também demonstra interesse em conhecer a grande diversidade de recursos e atrativos culturais e patrimoniais, já que a sua vocação para viver experiências interessantes faz com que visite a ilha de ponta a ponta”.
Cuba tende sempre a apoiar os seus parceiros de negócio e foi com esse objetivo que lançou este ano uma nova campanha de promoção turística “ÚNICA”, a qual pretende passar aos potenciais turistas a autenticidade do turismo cubano, que assenta num dos recursos mais importante do país o seu povo, aquele que acolhe o visitante com simplicidade alegria e muito carinho.
Para além de diversos Embaixadores dos países que constituem a organização, estiveram presentes no evento vários players das viagens e da hotelaria portugueses. A Reitora da Universidade Europeia, parceira desta organização, a deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar e a deputada Márcia Passos que integra a Comissão de Economia da Assembleia da República, também estiveram presentes.