“Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” quer fortalecer turismo de negócios na região

O “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” foi apresentado esta segunda-feira, 17 de março, no Convento São Francisco, que será a sede desta nova estrutura, criada para fortalecer o turismo de negócios e para atrair eventos corporativos para a região.
A criação do “Coimbra – Centro de Portugal Convention Bureau” vem dar resposta à crescente importância da cidade no setor dos eventos corporativos, onde já ocupa o 3º lugar nacional, apenas atrás de Lisboa e do Porto, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Contabilizando eventos registados e validados pela ICCA, com a participação de pelo menos 50 delegados, Coimbra posiciona-se no 81º lugar a nível europeu e no 143º lugar a nível mundial.
O surgimento desta estrutura resulta do trabalho que a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal desenvolveu a partir do levantamento de ativos do Centro de Portugal, para permitir o desenvolvimento e reposicionamento estratégico da região e atração de reuniões internacionais.
O Convention Bureau vai ter um papel ativo na atração de congressos, promovendo Coimbra e incentivando organizadores a escolherem a cidade para os seus eventos. A estrutura oferece uma série de serviços de apoio e de contrapartidas, designadamente o conhecimento e o apoio de profissionais especializados, a elaboração de dossiês de candidatura a congressos internacionais, apresentações do destino, disponibilização de material turístico da região aos participantes, entre outros.
A estrutura irá organizar “Fam Trips” – visitas educacionais direcionadas a mercados internacionais -, em colaboração com as delegações do Turismo de Portugal. Estas visitas vão contar com a presença de “buyers” de referência (entidades que compram pacotes turísticos) neste setor de mercado. Além disso, está em estudo a criação de um Fundo de Captação para Congressos Internacionais, destinado a eventos com mais de 300 participantes. Outra iniciativa prevista é a análise da taxa de sucesso na captação de eventos internacionais após visitas de inspeção ao destino.
O projeto foi apresentado por Francisco Veiga, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Jorge Brito, secretário executivo Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), e Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.
“Acreditamos que dispor de um Conventio Bureau, em Coimbra, vai contribuir, de forma decisiva, para reforçar a competitividade do destino, sendo mais um fator de atratividade que nos permitirá proporcionar experiências de qualidade e, deste modo, captar mais visitantes para o nosso concelho e, num contexto alargado, para toda a Região Centro”, sublinha Francisco Veiga.