CNIG apresentou apoios financeiros em webinar a empresas do setor

O Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), em parceria com o Turismo de Portugal, organizou um webinar para apresentar os mecanismos de financiamento atualmente disponíveis para as empresas do setor.
Com o tema “Linha de Apoio Financeiro Empresas do Setor do Golfe”, o encontro online contou com a apresentação de Miguel Mendes, da Direção de Competitividade das Empresas do Turismo de Portugal, que destacou alguns dos programas disponíveis.
Sistemas de Incentivos | Portugal 2030, que disponibiliza apoios europeus que impulsionam a competitividade e inovação empresarial; a Linha de Apoio à Qualificação da Oferta, que disponibiliza 300 milhões de euros para a requalificação e ampliação dos empreendimentos turísticos, com foco nas iniciativas sustentáveis; a Linha de Apoio +Sustentável que conta com 50 milhões de euros, destinados a projetos que reduzam emissões de carbono, otimizem a gestão de água e energias renováveis fomentando a sustentabilidade do setor; e, por último, Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, com uma verba de 10 milhões de euros destinada às empresas algarvias que invistam no uso eficiente de água, incluindo reutilização e monitorização inteligente da mesma foram os programas de incentivo apresentados neste webinar que contou com 53 participantes, representando 43 Campos de Golfe.
Presentes ainda estiveram representantes das Regiões de Turismo e da Federação Portuguesa de Golfe, numa sessão cuja abertura esteve a cargo de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sendo encerrada por Nuno Sepúlveda, presidente do CNIG.
O CNIG tem trabalhado em objetivos estruturantes, como a redução da taxa de IVA aplicada ao golfe, o regresso de eventos internacionais ao país e a realização de estudos sobre o impacto económico do golfe. Segundo o estudo mais recente da EY, a modalidade gerou 4,2 mil milhões de euros em 2024, reafirmando o contributo significativo do golfe para a economia nacional.