Club Med cresce 17% em 2023 com volume de negócios de 1.981M€
O volume de negócios do Club Med, pioneiro no conceito de tudo incluído premium, ascendeu a 1.981M€ em 2023, o que representa um aumento de +17% em comparação com 2022 (1.699M€) e o seu melhor ano de sempre.
A nível de receitas operacionais, registou um aumento de 64% em relação a 2022. A tendência de crescimento global teve reflexos no mercado português, que registou um crescimento de 27% e, em particular, os destinos de neve aumentaram 63% em comparação com 2022.
Uma dinâmica, que segundo o Club Med se mantém em 2024, ao bater novo recorde nas reservas para o primeiro semestre do ano, com +14% a partir de 3 de fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2023. Resultados que se devem à alteração do modelo de negócio e estratégia baseada em cinco pilares e prioridade em dois produtos.
Em termos de resultados obtidos em 2023, o Club Med teve um rendimento operacional recorde dos resorts que ascendeu a 174M€, um aumento de +64% em comparação com 2022 e de mais de +70% em comparação com 2019.
O resultado líquido ascendeu a 99M€, incluindo 40M€ não recorrentes, enquanto o EBITDA recorrente representou 389M€.
A capacidade dos resorts aumentou +6% em comparação com 2022, com 97% de capacidade de luxo ou muito luxo (+10 pontos em relação a 2019).
Mais de 1,5 milhões de clientes passaram férias no Club Med, um aumento acentuado de +16% em comparação com 2022, principalmente graças à recuperação da Ásia em 2022, após a continuação das restrições da pandemia. A taxa média de ocupação dos quartos atingiu 70%, aumentando 3,4 pontos em comparação com 2022.
Para Henri Giscard d’Estaing, presidente do Club Med, “depois de regressar ao seu nível pré-pandémico já em 2022, o Club Med atingiu quase 2 mil milhões de euros em volume de negócios pela primeira vez na sua história. O aumento de 50% da sua margem operacional, perto de 10%, e o seu lucro líquido recorde demonstram o sucesso do novo modelo de negócio do Club Med, cuja transformação começou em 2004”, acrescentando que “o ano de 2024 marcará a finalização bem-sucedida da transição para o mercado superior do nosso portefólio de resorts. Nos seus 74 anos de história, o Club Med nunca teve um portefólio de resorts tão apetecível, quer sejam novos, recentes ou renovados. Com um novo e forte aumento nas reservas para o primeiro semestre de 2024, o Club Med está no bom caminho para se tornar um campeão mundial francês e a marca de turismo de lifestyle mais desejável, oferecendo uma experiência de mudança de vida aos seus funcionários e contribuindo para o turismo sustentável”.
Club Med no mercado português
O Club Med no mercado português registou um desempenho muito bom nos destinos de neve, que representam 49% do negócio total, com um aumento de +63% em relação a 2022. As três principais estâncias de neve para os portugueses são: Tignes que abriu totalmente renovada em dezembro de 2023 (+625% face a 2022), Val Thorens (+3% que em 2022) e Alpe d’Huez (+189% que em 2022).
O segundo pilar da empresa em Portugal são os destinos long haul, onde os principais destinos são Seychelles, Punta Cana e Cancún. Em comparação com 2022, as Seychelles registam um aumento de 20%, Cancun aponta +57% e Punta Cana aumentou 3%. Estes três destinos representam 48% do negócio long haul.
Em termos de destino de short haul (que corresponde a 20% do negócio total), o resort Da Balaia mantém-se a primeira eleição dos portugueses (com um aumento de 26%), representando 43% do total de negócios desta categoria. A vizinha Marbella também é uma das principais escolhas (+31%), bem como Gregolimano na Grécia (+178%), e Yasmina em Marrocos (+29%).
Reforço do posicionamento de gama alta
Em 2023, o Club Med continuou a reforçar o seu posicionamento de gama alta com a abertura de quatro novos Premium & Exclusive Collection Resorts: Exclusive Collection Space La Rosiere, nos Alpes franceses, 43 suites ligadas ao Premium Resort Club Med La Rosiere; Club Med Kiroro Grand em Hokkaido, Japão; Dois Club Med Urban Oasis, Taicang e Nanjing Xianlin, um produto único criado especificamente para o turismo familiar urbano chinês.
Em 2024, o Club Med irá revelar quatro novos resorts para experiências de férias de excelência: o Club Med Vittel Ermitage e Club Med Serre Chevalier em França, completamente transformados para oferecer uma experiência de luxo; e dois resorts na China: Club Med Joyview Heilongtan e Club Med Forlong.