Clima de confiança dos agentes de viagens alemães “caiu ligeiramente” em agosto
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/08/Agencia-de-viagens-Alemanha-interior2.jpg)
As vendas das agências de viagens na Alemanha caíram “ligeiramente” em agosto, levando a uma leve queda no clima de confiança. Ainda que metade das agências inquiridas no último Índice de Clima de Vendas fvw –TravelTalk, continue a classificar a situação como “boa”, este número fica 2,7 pontos percentuais aquém do mês de julho.
De acordo com os resultados do último Índice de Clima de Vendas fvw – TravelTalk do Dr. Fried & Partner, a avaliação geral da situação atual na distribuição de serviços de viagens na Alemanha é hoje “um pouco mais negativa do que em julho”, devido à ligeira queda nas vendas verificada em agosto.
O barómetro indica que em agosto, metade das 114 agências de viagens que participaram no inquérito continuam a descrever a sua situação atual como “boa”, enquanto em julho eram 52,7% dos inquiridos a ter esta opinião. Ou seja, a proporção de inquiridos que classificaram a situação empresarial como boa caiu 2,7 pontos percentuais entre julho e agosto. No entanto, o estudo sublinha também que “ainda não se sabe se isto indica uma inversão geral da tendência”.
Para 40,4% dos inquiridos, a situação atual é considerada satisfatória, tendo também aqui havido uma queda de 1,5 pontos percentuais face a julho. Já a proporção daqueles que descrevem a sua situação como pobre aumentou de 5,4% em julho para 9,5% em Agosto.
Relativamente à venda de serviços de viagens nos últimos dois ou três meses face ao ano anterior, aumentou a proporção de agências de viagens que afirmam não ter havido alteração (Agosto: 34%, Julho: 27,7%), sendo que apenas 43,7% afirmam que as vendas aumentaram (mês anterior: 53,2%). Já 22,3% afirmou ter sentido que as vendas diminuíram, um valor que representa um aumento de 3,2 pontos percentuais face ao mês de julho.
Quanto ao futuro, 54,8% dos inquiridos afirma esperar que as vendas permaneçam estáveis, um valor que não teve alteração face ao mês anterior. No entanto, apenas 25% esperam um aumento (32,3% em julho) enquanto a percentagem daqueles que esperam uma queda na procura aumentou de 12,9% em julho para 20,2% em agosto.
Não obstante estes resultados, o barómetro indica existir um “estado de espírito melhor do que durante o ano pré-Covid”.
Mais resultados do último Índice de Clima de Vendas fvw – TravelTalk do Dr. Fried & Partner podem ser consultados aqui.