Clérigos lançaram programa comemorativo da obra de Nicolau Nasoni

Caminhadas com história com o historiador Joel Cleto como guia, concertos barrocos, palestras e uma pizza de sete metros marcam a agenda do ano em que se assinalam 250 anos do desaparecimento do mestre por detrás das linhas da Torre dos Clérigos. O programa foi lançado esta quarta feira, 1 de março na BTL.
Assinalando os 250 anos do desaparecimento do autor de imponentes monumentos do Porto e Norte de Portugal como a Torre dos Clérigos e o Palácio do Freixo, a Irmandade dos Clérigos vai celebrar a memória de Nicolau Nasoni ao longo deste ano com diversos momentos culturais e uma ação de alusão às origens transalpinas daquele que ficou conhecido como o “Arquiteto do Porto”.
Já a partir deste mês, a agenda de eventos contempla a iniciativa “O Porto de Nasoni”, um conjunto de passeios mensais com duração de meio-dia, aos fins-de-semana, tendo como guia o historiador e arqueólogo Joel Cleto.
Nos percursos incluem-se monumentos da cidade do Porto, como a Sé e os próprios Clérigos, e também outros da região, designadamente em Lamego, onde se encontra o Chafariz do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a capela-mor da Sé desta cidade da região de turismo do Porto e Norte de Portugal. A reserva para os passeios “Porto de Nasoni” pode ser feita no site dos Clérigos, por um valor de 20€: http://www.torredosclerigos.pt/.
Outra das iniciativas será o Ciclo de Concertos Barrocos, na Igreja dos Clérigos, com eventos marcados para os dias 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 14 de setembro e 5 de outubro.
Para lá das atividades por si projetadas, a Irmandade dos Clérigos presta ainda o seu apoio ao curso sobre Nasoni, iniciativa do Museu e Biblioteca do Porto, uma das obras-primas do “Arquiteto do Porto”.
Do programa consta ainda um ciclo de conversa com especialistas sobre a obra e a vida de Nicolau Nasoni, momentos com transmissão online e onde os interessados são convidados a conhecer mais sobre um dos nomes maiores da arquitetura europeia.