CIM Viseu Dão Lafões promove projeto do Plano de Ecovias

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu uma reunião de arranque do projeto do Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões, que pretende desenvolver uma rede ciclável com ligação entre as infraestruturas já existentes, como a Ecopista do Dão, a Ecopista do Vouga e a Ecovia do Mondego (ambas em fase final de construção) e os demais municípios.
Nomeadamente de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva. Assim, durante os próximos meses serão desenvolvidos os trabalhos tendentes à elaboração do estudo prévio para a elaboração deste plano de ecovias.
Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que “esta iniciativa assume múltiplas vertentes relacionadas com o desenvolvimento do território. Por um lado, temos a vertente ligada à atividade física e do lazer e na questão ambiental vem reforçar a aposta intermunicipal em novas formas de mobilidade suave, apostando numa maior sustentabilidade territorial, permitindo a diminuição do uso do automóvel, em alguns trajetos dentro dos municípios e entre eles, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de CO2”.
Já Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões mostrou-se satisfeito pelo facto da CIM dar “este primeiro passo para alargarmos de forma integrada a rede intermunicipal de vias cicláveis”, acrescentando que esta “será uma obra estruturante para toda a região, na medida em que irá conferir novas oportunidades de vivência do território”.
Atualmente, a nível intermunicipal, a região conta com a Ecopista do Dão (49km) e com a Ecopista do Vouga (66km). Em termos de ligação a territórios vizinhos, a Ecovia do Mondego (41km) faz a ligação à Região de Coimbra. A estas três infraestruturas, que entre elas atravessam os municípios de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, com o Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões, associar-se-ão os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva numa rede intermunicipal exclusivamente dedicada à mobilidade suave