Chegadas internacionais no verão devem aumentar 6% face a 2023
O relatório “Tendências de Reservas de Hotéis da SiteMinder – Edição Verão 2024” indica que as chegadas internacionais devem aumentar 6% em relação ao ano passado, chegando a 84% de todos os check-ins neste verão – a maior percentagem no Hemisfério Norte.
O mesmo documento da SiteMinder tem por base o estudo das reservas de hotéis feitas para estadias entre junho e agosto em 10 dos maiores mercados turísticos do Hemisfério Norte, incluindo Portugal, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Portugal está no topo da lista em assegurar estadias mais longas, com a duração média das mesmas em território nacional, a dever aumentar para 3,28 noites, de 3,11 noites em 2023, ultrapassando a média de 3,16 noites esperada em Espanha. Já a taxa diária média (ADR) aumentou quase 8%, de 243€ no verão passado, para 262€ este ano.
O relatório mostra que os viajantes reservaram as suas estadias com mais antecedência. O tempo médio de antecedência aumentou de 136 dias em 2023 para 139 dias este ano, apenas um dia a menos do que o tempo de antecedência registado em Espanha.
“Após o verão recorde do país em 2023, os dados da SiteMinder indicam que a indústria hoteleira em Portugal está preparada para outra grande temporada, impulsionada pela forte procura entre os viajantes do Reino Unido, EUA, Alemanha e França, em particular. Os hóspedes estão a reservar estadias ainda mais longas, com maior antecedência”, avança Edgar Foz, diretor nacional da SiteMinder em Portugal, que prevê mais um verão empolgante para os alojamentos portugueses.
“Os alojamentos mais bem posicionados para maximizar o dinamismo dessa temporada e criar uma experiência digital perfeita para os seus hóspedes são aqueles que colocam a tecnologia no centro de cada decisão e processo operacional, desde a apresentação da sua marca num mercado online cada vez mais concorrido, até à forma como os hóspedes fazem o check-in à chegada”, sublinha ainda o mesmo responsável.
O relatório baseia-se nos dados de reservas da plataforma da SiteMinder, que no ano passado processou mais de 120 milhões de reservas avaliadas em mais de 50 mil milhões de dólares em receitas para os seus hotéis.