“Checked by DECO” e Provedor do Cliente complementam-se “de forma natural”
Com o projeto “Checked by DECO” apresentado esta quarta feira acaba por vir complementar a figura do Provedor do Cliente da APAVT. Como afirmou o presidente da Associação, “onde estávamos na resolução de incidentes, estamos agora na preparação da viagem”.
A complementaridade entre o “Checked by DECO” e o Provedor do Cliente, assume Pedro Costa Ferreira, “é natural” uma vez que “o Provedor do Cliente resolve os problemas quanto ao incidente e o “Checked by DECO” vai inibir ainda mais a existência de incidentes” a não ser, sublinhou Pedro Costa Ferreira, os que extravasam a esfera das próprias agências, como é o caso dos atrasos de voos. Ou seja, “complementam-se no ciclo da viagem”.
Com ambos “vamos mais fundo e mais atrás. Onde estávamos na resolução de incidentes, estamos agora na preparação da viagem”.
A uma questão do Turisver sobre se com o “Checked by DECO” há o objetivo de evitar que os procedimentos das agências de viagens levem à apresentação de queixas ao Provedor do Cliente, o presidente da DECO, Luís Silveira Rodrigues esclareceu: “Não diria isso. Diria antes que vamos tentar que aquilo que pode ser resolvido preventivamente não tenha que chegar ao Provedor e que o Provedor possa focar o seu trabalho naquilo que são efetivamente problemas que não podem ser resolvidos com análises prévias e que não têm a ver com a implementação das boas práticas”.
Pedro Costa Ferreira sublinhou ainda que, do processo “Checked by DECO”, “as agências de viagens associadas da APAVT saem com maior diferenciação, saem mais capazes de defender o cliente se algo correr mal porque têm o Provedor do Cliente e saem mais capazes de observar os direitos do consumidor e a transparência na transmissão da informação aquando da definição da viagem”.