“Check-in às novas gerações” esteve em discussão no ‘Be Our Guest’ da ADHP

Iniciativa da ADHP, a quarta conversa online “Be Our Guest”, no passado dia 26 de setembro, teve como convidado António Marto, presidente da Associação Fórum Turismo, que abordou temas como a formação e os desafios na área dos recursos humanos.
Fazendo um “Check-in às novas gerações” e abordando as dificuldades da hotelaria em contratar profissionais numa altura em que o número de pessoas formadas na área tem aumentado, António Marto considerou que a “alta qualidade formativa” leva outros setores a procurarem os profissionais da área da hospitalidade, desde empresas com atendimento ao cliente a multinacionais.
Recordou também os efeitos da pandemia e a necessidade de o setor estar alinhado com as expectativas dos profissionais. “A pandemia afastou algumas pessoas que trabalhavam no turismo, que ficaram proibidas de exercer a sua atividade e que encontraram oportunidades noutros setores”, considerou.
António Marto deixou também algumas recomendações às empresas que precisam de contratar funcionários e aos jovens profissionais do setor do Turismo.
Relativamente às empresas, o presidente da Associação Fórum Turismo, alertou que a captação de profissionais passa por tornar a área mais atrativa através de aspetos como o “reconhecimento, o ir ao encontro da expectativa de crescimento dentro da empresa por parte de um jovem, o horário flexível, o sentir-se parte de uma equipa”.
Já no que toca aos jovens profissionais deixou-lhes um alerta sobre o que considerou ser o “erro” do “imediatismo” na evolução das carreiras, aconselhando-os a definirem uma “estratégia de construção de carreira que poderá passar pelos mais diversos patamares, desde fazer trabalho voluntário e fazer trabalho não remunerado”, que não deve ser encarado como “apenas uma etapa a cumprir no percurso académico”, mas como o momento que antecede a profissionalização dos estudantes. António Marto sublinhou também a importância de desenvolver competências como “empatia”, “saber ler o cliente” e “inteligência emocional”.
Deixou também uma palavra às instituições de ensino, afirmando que “quanto mais preparado for o aluno, mais capaz será de lidar com os momentos de dificuldade com que será confrontado”.
A relação entre a academia e o mercado de trabalho foi também tópico de discussão, com o presidente do Fórum Turismo a destacar a necessidade de um maior alinhamento. “As instituições de ensino, por exigência de alguns critérios de avaliação, tornam-se muito rígidas na adaptação àquilo que são as necessidades [das empresas] ”, mencionou. “É uma oportunidade para outas entidades formadoras poderem entrar. Se não tivermos um acompanhamento daquilo que são as exigências das empresas por aquilo que são as soluções apresentadas pelos centros de formação, deparamo-nos com um gap”, concluiu.
O projeto “Be Our Guest” promove conversas informais com diretores de hotéis de referência sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo. As conversas decorrem sempre nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h00.
A gravação da quarta sessão das conversas “Be Our Guest” encontra-se disponível no canal de YouTube da ADHP: https://youtu.be/NQXT756GRNo.