ChatGPT no desenvolvimento de APP Hoteleira e Rescaldo da IHTF 2023, por João Pronto
Neste artigo, João Pronto publica a última parte da primeira fase dos artigos relativos ao ChatGPT e faz também o rescaldo do Evento de Tecnologia para Hoteleiros, IHTF, onde apresentou uma comunicação inserida num painel de debate acerca de tecnologia dentro dos quartos de Hotel.
João Pronto, ESHTE
Professor Especialista em Hotelaria e Restauração
Professor Adjunto – Ciências da Informação e Informática
Coordenador de Estágios
No último artigo, referi que ia solicitar ao Chat GPT que me ajudasse na sua integração numa APP de um Hotel, e é mesmo sobre esta temática que temos a primeira parte deste artigo de opinião, a segunda parte, tem que ver com o rescaldo da Conferência Internacional de Tecnologia subordinada à temática Hoteleira, a IHTF 2023, que decorreu em Viena de Áustria.
Perguntei ao Chat GPT: “Como criar um iframe? Gostava de me indiques um exemplo com código.”
Recebi do Chat GPT:
Um iframe é um código HTML que nos permite embeber uma página web ou uma componente da página web dentro de outra página.
Abaixo descrevo um exemplo que demonstra como criar um iframe:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Example Iframe</title>
</head>
<body>
<h1>Example Iframe</h1>
<iframe src=”https://www.estorilixhotel.com”></iframe>
</body>
</html>
Neste exemplo, o iframe é criado utilizando a tag <iframe>. O atributo src especifica que o URL da página web que pretendes embeber. Neste caso, recorremos ao exemplo https://www.estorilixhotel.com como sendo o URL. Podes substituir este exemplo com o URL da página que pretendes embeber.
Nota que a dimensão do iframe deve ser determinado pelo conteúdo da página que pretendes embeber. Se pretendes ajustar a dimensão específica da página do iframe deves recorrer aos atributos “width” e “height”, desta forma:
<iframe src=”https://www.estorilixhotel.com” width=”500″ height=”500″></iframe>
Desta forma consegues ajustar as dimensões do iframe para 500 pixeis.
Perguntei desta vez, este processo de iframe, pode ser utilizado também numa APP, como se faz numa página web?
Recebi:
Sim, podes colocar numa APP um iframe para disponibilizar conteúdos dentro da própria APP. Isto pode ser útil se pretendes que o conteúdo seja apresentado sem que o utilizador saia da APP.
Aqui vai um exemplo:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1″>
<title>My App</title>
</head>
<body>
<h1>Welcome to Hotel Estorilix App</h1>
<iframe src=”https://www.estorilixhotel.com” width=”100%” height=”500″></iframe>
</body>
</html>
Apenas reformulei duas componentes: substitui na resposta do Chat GPT: substitui “my App” por “Hotel Estorilix App” e substitui www.example.com por www.estorilixhotel.com todo o restante código exemplo foi mantido.
Simples e direto! Excelente.
International Hotel Technology Forum
Relativamente ao Evento de 2023 da IHTF – International Hotel Technology Forum que decorreu este ano em Viena de Áustria, de 28 a 30 de março, e no qual estive incluído no painel de debate sobre a temática “Navigating the industry’s in-room entertainment innovation”, ficou claro que as infraestruturas (switch e Antenas Wifi) são essenciais para a correta aplicação de diferentes sistemas tecnológicos dentro dos quartos de Hotel, desde as TV, aos telefones, passando pelas componentes de IdC – Internet das Coisas.
Também resultou do debate que estão de novo a tentar renascer as APP que permitem aos hóspedes interagirem com os hoteleiros, por forma a solicitarem serviços e produtos hoteleiros, como complemento à interação direta com os mesmos. Independentemente dos hóspedes se encontrarem dentro dos quartos, nas áreas públicas e até em salas de eventos.
Neste âmbito, efetuei antecipadamente, um pequeno inquérito que apresentei a um grupo de cerca de 90 pessoas, das quais obtive 80 respostas, relativo à sua perceção acerca da aplicabilidade de tecnologia.
Elenquei 10 tecnologias que deveremos de incluir nos quartos, e solicitei que me indicassem as 5 mais imprescindíveis, tendo obtido o resumo infra apresentado:
Sem surpresa, 76 das 80 pessoas responderam que é essencial que exista wifi nos quartos, mas em segundo lugar identificaram como essencial a existência de TV de grandes dimensões (superiores ou iguais a 50”) e em terceiro lugar a disponibilização de ChromeCast para que os hóspedes possam partilhar, de forma segura, os seus conteúdos multimédia (Nextflix, HBO, Youtube, Apple TV, Amazon…) para o ecrã da referida TV de grande dimensão.
A existência de Chatbot e de domótica ficaram atrás dos sistemas de abertura de porta via smartphone, mas bem na cauda das preferências ficaram, como seria de esperar, os velhos e famosos cabos de informática, para acesso à Internet e ainda os sistemas de paytv que já foram fonte de excelente receita nos hotéis…
Da última vez que tinha estado na IHTF, antes da pandemia, estavam presentes representantes de empresas tecnológicas que perguntavam aos Hoteleiros se gostavam de ter robot para auxiliarem os hoteleiros na prestação de serviços, e quase todas as respostas eram: nem pensar, a prestação de serviços hoteleiros deve ser prestada de pessoas para pessoas!
Desta vez já circulavam Robots que auxiliavam na reposição de F&B e na partilha de F&B com as pessoas dos eventos, e desta vez não vi os hoteleiros a repudiar esta tecnologia, antes pelo contrário…
Sinais dos tempos.
Excelente artigo, João! É emocionante ver como a tecnologia ChatGPT está se integrando no setor hoteleiro para melhorar a experiência dos hóspedes. A capacidade de oferecer assistência instantânea e personalizada por meio de chatbots alimentados por ChatGPT é verdadeiramente revolucionária.