CEO da Air France-KLM reitera interesse na TAP
Ben Smith, CEO da Air France-KLM já tinha reafirmado em outubro que o grupo franco-holandês estava interessado na TAP e no final desta semana, na apresentação de contas, o voltou a manifestar que o interesse se mantém.
Segundo escreve a agência Reuters, na apresentação de contas da Air France – KLM, o presidente executivo do Grupo, Ben Smith, voltou a afirmar o interesse em comprar a TAP, justificando que este interesse advém, principalmente, das rotas para o Brasil. “Consideramos as rotas para o Brasil extremamente poderosas para nós”, afirmou, citado pela Reuters.
Só que, para já o grupo franco-holandês não pode “ir às compras” sem antes devolver a totalidade dos 4.000 milhões de euros que recebeu em auxílios estatais.
Em falta estão ainda 1,2 mil milhões, uma verba que, na apresentação de resultados anuais, e de acordo com o comunicado emitido, o grupo avançou que quer reembolsar em abril.
Entretanto, na quinta feira, 16 de fevereiro, a Comissão Europeia deu “luz verde” ao governo francês para injectar até 1.400 milhões de euros na Air France como compensação pelo impacto das restrições de viagens adotadas em 2020 devido à pandemia, um auxílio que se soma a outro de 7.000 milhões recebido em 2020.
Para que seja possível à Air France-KLM apresentar ua proposta de compra da TAP, terá primeiro que sanear estas dívidas.
Recorde-se que também o Grupo Lufthansa e a IAG (Iberia e British Airways) já afirmaram interesse em comprar a companhia aérea portuguesa.