Centro de Portugal e Salamanca estreitam laços para promover o turismo

Reunião realizada esta terça-feira entre Rui Ventura e o alcaide de Salamanca dá início a uma nova etapa de cooperação transfronteiriça. Património, turismo de natureza, gastronomia e cultura, foram identificados como prioridades numa estratégia conjunta.
Realizado em Salamanca, o encontro entre o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, e o alcaide da cidade espanhola, Carlos García Carbayo., que contou também com a participação do vereador do Turismo de Salamanca, Ángel Fernández Silva, teve como foco principal a identificação de projetos a desenvolver em parceria entre as duas regiões, de forma a valorizar o património comum, promover o turismo sustentável e impulsionar o desenvolvimento económico e cultural de ambos os territórios.
Uma das propostas avançadas foi a criação de roteiros turísticos transfronteiriços, que tirem partido de recursos e ativos complementares dos dois territórios. Entre as possibilidades destacam-se um Roteiro do Património Histórico (com ênfase nas Universidades de Coimbra e de Salamanca), os Caminhos de Peregrinação (como os Caminhos de Santiago e a Via da Prata), roteiros literários e culturais, que evoquem escritores como Miguel Torga e Miguel de Unamuno, e roteiros de gastronomia e vinhos, que liguem as regiões vitivinícolas do Douro Internacional, Dão, Beira Interior e Sierra de Francia.
Foi também debatida a criação de um Roteiro UNESCO Ibérico, que valorize o património classificado pela UNESCO das duas regiões, bem como a organização de eventos culturais e exposições itinerantes dedicados aos laços históricos que as unem.
Os responsáveis consideraram, ainda, o elevado potencial do turismo religioso e espiritual, bem como do turismo de natureza e o “slow tourism” como áreas de cooperação prioritária, tendo sido, ainda, proposta, a criação de uma Rota das Montanhas Ibéricas.
Rui Ventura e Carlos García Carbayo defenderam uma estratégia de promoção internacional conjunta, sob o conceito de “Experiência Ibérica Autêntica”, com o objetivo de captar novos públicos fora dos dois países.
“Salamanca e o Centro de Portugal, unidos pela história, pela cultura e pela geografia, podem construir juntos uma oferta turística única, sólida e verdadeiramente ibérica, em benefício das nossas comunidades e dos visitantes que nos escolhem”, afirmou Rui Ventura, defendendo que “esta reunião comprovou que temos uma visão estratégica comum: a de fortalecer a ligação entre os dois lados da fronteira, valorizar o património cultural partilhado e criar ofertas integradas que beneficiem ambos os territórios”.