Centro de Portugal apresentou projetos turísticos estruturantes na BTL
O Centro de Portugal marcou o segundo dia da participação da Turismo Centro de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, a 29 de fevereiro, com a apresentação de projetos turísticos estruturantes, como os Itinerários Napoleónicos da Região de Coimbra.
As comemorações dos 200 Anos da Vista Alegre, o Centro de Portugal Film Commission, Terras da Transumância, a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e Rota Nautical Portugal foram alguns dos destaques deste dia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa neste stand.
A CIM Beiras e os municípios desta sub-região foram uns dos protagonistas da manhã de quinta-feira passada, em que apresentaram os seus principais produtos e ofertas de experiências turísticas. Os destaques foram para o projeto “Viaja Pela Tua Serra da Estrela”, a Trienal Internacional de Design da Covilhã, o filme “Figueira de Castelo Rodrigo, história, tradições, património e eventos”, a iniciativa “Fundão, Força da Natureza”, a programação anual de Gouveia, o Guarda Wine Fest, a Feira Medieval de Pinhel e o resumo dos eventos de Trancoso. Seguiu-se uma experiência gastronómica com produtos serranos, nomeadamente Licores e Carrapinhadas da Covilhã, Cereja do Fundão e vinhos da CVR Beira Interior.
Como já referimos, a Região de Coimbra apresentou o projeto Itinerários Napoleónicos, uma das grandes apostas deste território. Uma rede de rotas históricas que nos transportam para o passado, relembrando as invasões francesas em Portugal e que exploram locais estratégicos, fortificações e eventos relacionados com essas invasões.
Paralelamente, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo do Centro participou numa mesa-redonda dedicada aos Caminhos de Fátima, onde destacou que o Turismo Religioso “é uma forma privilegiada de potenciar a atividade económica no território” e “uma oportunidade para acrescentar novos produtos turísticos à oferta da região”.
De destacar ainda o projeto Terras da Transumância, que junta os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia, com o objetivo de valorizar a tradição pastoril e o património da transumância nestes territórios, que abrangem as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro. A transumância envolve a deslocação sazonal de rebanhos e os seus pastores, representando uma jornada pelos costumes e tradições dessas áreas.
A Grande Rota GR22, ou Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, foi outro dos projetos apresentados e é um convite para explorar o património das Aldeias Históricas, unindo Portugal e Espanha numa celebração transfronteiriça da identidade ibérica. A rota, com quase 900 quilómetros, oferece uma experiência imersiva que combina atividades ao ar livre com a descoberta do património.
A Região de Aveiro deu a conhecer, um a um, os projetos Grande Rota Ria de Aveiro; RAW – Regata Anual de Moliceiros; Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes (Anadia) e a Maratona da Europa – Aveiro 2024. Não faltaram as degustações de espumante, ovos moles de Aveiro e pão de ló de Ovar.
A programação no stand da Turismo do Centro não parou, com o Fórum Oceano a apresentar a Rota “Nautical Portugal – Centro de Portugal” e a CIM Oeste a dar a conhecer o projeto Geopark Oeste, a App Oeste Portugal, a iniciativa Digital Nomads, em Peniche, e a apresentação da Convenção da ARAC, em Óbidos.
Enquanto isso, noutro stand, foram anunciadas as novas aderentes da Rede de Estações Náuticas de Portugal. O Centro de Portugal passa a contar com duas novas estações náuticas certificadas, dotadas de todas as condições – são elas as estações náuticas de Penamacor e Pedrógão Grande.
O dia terminou com a Região de Coimbra a apresentar a Marca Mondego Bussaco, que junta os concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova numa estratégia de promoção comum.