Celso Sabino confirmado como novo ministro do Turismo do Brasil

O Governo brasileiro confirmou o nome do deputado federal Celso Sabino (União Brasil) para novo ministro do Turismo do Brasil, substituindo Daniela Carneiro que foi obrigada a renunciar ao cargo devido a pressões politicas, no âmbito de um processo que se arrastava há semanas.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceite pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”, divulgou o Governo brasileiro em nota oficial, na quinta feira, 13 de julho.
A saída de Daniela Carneiro a segunda mudança no gabinete de Lula da Silva desde a sua tomada de posse a 1 de janeiro, foi exigida pelo partido União Brasil, que faz parte da base do Governo e ao qual pertence Celso Sabino.
A União Brasil pressionou a saída de Daniela Carneiro, no meio de conflitos internos do partido, já que a ministra do Turismo, que se manterá em funções até à tomada de posse do novo ministro, pediu demissão do União Brasil, estando em processo de filiação ao Partido Republicanos.
A imprensa brasileira tem vindo a avançar que a alteração do titular da pasta do turismo no Governo de Lula da Silva poderá mesmo vir a ditar a saída de Marcelo Freixo da presidência da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.