CEIT e Coimbra Business School desenvolvem estudo diagnóstico da marca Palmela Conquista

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School estão a desenvolver um estudo diagnóstico sobre o modelo de gestão da marca Palmela Conquista. Uma iniciativa que se insere no “Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais”.
Uma equipa de especialistas encontra-se a analisar criteriosamente a marca Palmela através de uma matriz de avaliação que abrange diversos pilares desde a governação, identidade e perceção da marca, visão estratégica, modelo operacional e a avaliação e monitorização.
“O objetivo do estudo, além de poder identificar as melhores práticas de gestão da marca, é apoiar o município de Palmela na deteção de oportunidades de melhoria e recomendações de evolução para uma autêntica operação estratégica de branding e de marketing territorial”, sublinha Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial.
O referencial estratégico que suporta o modelo de avaliação, foi desenvolvido ao longo de dois anos por docentes e investigadores e visa estabelecer um padrão científico na gestão de marcas territoriais, proporcionando orientações claras para a melhoria da estratégia de branding e marketing territorial.
Também Luís Miguel Calha, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela mostrou a sua satisfação com esta iniciativa, numa altura em que se assinalam 10 anos de implementação da marca Palmela Conquista, permitindo ao Município um melhor planeamento de ações futuras para continuar a projetar esta marca territorial.
Alexandre Gomes da Silva, presidente da Coimbra Business School | ISCAC, sublinha que estes estudos “conjugam o rigor da investigação científica com a implementação prática, respondendo assim às exigências da atual competitividade. Neste contexto, continuamos a reforçar cada vez mais o nosso Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório nacional de excelência na formação e investigação de marcas territoriais, promovendo uma relação sinérgica entre a academia e as autarquias”.