Castro Verde e Mértola têm nova rota de birdwatching

Portugal Wildscapes, associação sem fins lucrativos, lançou no sábado uma nova Rota de Observação de Aves nos concelhos de Castro Verde e Mértola, no distrito de Beja, para melhorar a “visitação e a experiência” dos visitantes.
A nova Rota de Observação de Aves foi especialmente criada a pensar nos turistas que pretendem observar aves naqueles concelhos mas que não sabem onde se dirigir.
A iniciativa, cofinanciada pelo programa operacional regional Alentejo 2020, surgiu, assim, da necessidade de criar uma infraestrutura para permitir aos interessados ficarem a conhecer melhor o território e saberem onde se deslocar para observar determinadas espécies.
A Rota dispõe de 10 pontos de observação, que atravessam as freguesias de São João dos Caldeireiros e Alcaria Ruiva (ambas no concelho de Mértola), São Marcos da Ataboeira e Entradas (Castro Verde), sendo que em todos eles foi colocada sinalética com informação sobre as aves que podem ser vistas e ouvidas. Todos os pontos podem ser visitados em veículo ligeiro e alguns permitem até fazer caminhadas.
A nova rota cobre habitats muito distintos, que vão das estepes cerealíferas e dos vales fluviais escarpados até aos açudes e barragens, onde será possível observar a avifauna da região, como a abetarda, o peneireiro-das-torres, o abibe ou o grou. Foram também seleccionados alguns miradouros a partir dos quais se podem observar algumas aves de rapina como a águia-imperial ibérica ou a águia de Bonelli”.
De sublinhar que a Portugal Wildscapes já está a trabalhar no alargamento da Rota de Observação de Aves com os municípios de Castro Verde, de Mértola e de Serpa.