Casas Açorianas lançam novo Guia de Turismo em Espaço Rural
Iniciativa das Casas Açorianas em parceria com a Associação de Turismo dos Açores (ATA), o novo guia de Turismo em Espaço Rural está disponível em livro e online.
A Associação de Turismo em Espaço Rural – Casas Açorianas lançou, recentemente, um novo guia de Turismo em Espaço Rural nos Açores.
Iniciativa das Casas Açorianas que contou com a parceria da ATA – Associação Turismo dos Açores, o novo guia pretende ser, também, um instrumento de divulgação e promoção da Região Autónoma dos Açores.
Com uma apresentação agradável e profusamente ilustrado, o novo guia referencia as localizações dos empreendimentos que integram as Casas Açorianas, incluindo, em cada caso, os contactos, fotografias e características de cada uma das unidades, dando informações sobre as várias tipologias licenciadas no segmento do Turismo em Espaço Rural nos Açores, nomeadamente, agroturismo, casa de campo, hotel rural, turismo de aldeia, turismo de habitação e turismo rural.
Ao longo das suas 138 páginas, a nova publicação inclui, também, resenhas sobre as oito das nove ilhas açorianas em que se localizam estas unidades, já que apenas a ilha do Corvo não possui nenhum empreendimento que se integre nas categorias referenciadas.
No espaço que é dedicado à divulgação das ilhas, incluem-se atividades de que os turistas ali podem usufruir, bem como um calendário com as festividades tradicionais que se realizam em cada uma delas. Porque, como salientou na apresentação o presidente das Casas Açorianas, Gilberto Vieira, “a promoção de um destino turístico faz-se com um rol de elementos que, no conjunto, aguçam o apetite, numa ou noutra direção, na hora de escolher para onde viajar”.
Assim, e para além de um mero guia do Turismo em Espaço Rural nos Açores, a nova publicação é, também, um instrumento de promoção turística da região. Por isso mesmo trata-se de uma edição bilingue, em português e inglês.
Publicado em formato de livro, o novo guia vai, também, ficar disponível online, podendo ser acedido, nomeadamente, através das redes sociais. Por outro lado, será igualmente disponibilizado aos operadores do mercado turístico. Como deixou claro o presidente das Casas Açorianas, o objetivo, seja qual for o suporte escolhido, é “atrair mais turistas, potenciando, assim, a atividade económica de um determinado território e, consequentemente, a melhoria das condições de vida dos seus habitantes”.
Gilberto Vieira garantiu, ainda, que “este guia pretende ser um veículo de informação sobre a realidade do mundo rural das diversas ilhas, em que se destacam algumas das caraterísticas de cada uma delas, juntamente com uma lista dos espaços de alojamento certificados pela qualidade e autenticidade, fruto do empenho e autoexigência dos seus proprietários, num compromisso permanente com o legado cultural e ambiental que muito prezam”.
Referindo-se ao caminho da sustentabilidade que o turismo açoriano deve continuar a trilhar e pelo qual é reconhecido, um caminho que, frisou, deve mesmo ser intensificado, o responsável deixaria claro que as Casas Açorianas são “fieis depositárias” da mais genuína cultura açoriana, das mais ancestrais tradições e grandes defensoras e protetoras do meio ambiente em que se inserem. Por refletirem a “simbiose entre cultura, ambiente e turismo, sempre numa relação assumida de partilha e sustentabilidade” as unidades de Turismo em Espaço Rural nos Açores são, frisou ainda Gilberto Vieira, “um fator de enriquecimento mútuo, um intercâmbio de culturas e uma fonte de progresso económico”.
No lançamento do guia, realizado na sede das Casas Açorianas, estiveram presentes a Diretora Regional de Turismo, Rosa Costa e o Presidente da Direção da ATA, Carlos Morais.
Para aceder ao guia aqui.