Casa das Lérias integrada no Historic Hotels Worldwide
A Casa das Lérias, em Amarante, Portugal, foi integrada no Historic Hotels Worldwide, o programa oficial do National Trust for Historic Preservation (Estados Unidos da América) para reconhecer e celebrar os melhores hotéis históricos, em todo o mundo.
O programa Historic Hotels Worldwide promove o património e as viagens culturais, apresentando uma coleção de tesouros históricos, incluindo hotéis e outros alojamentos históricos com mais de 10 séculos de existência em 47 países de todo o mundo.
A Casa das Lérias é rica em história e integridade arquitetónica, sendo que o hotel herda a sua localização de uma histórica e emblemática confeitaria com o mesmo nome, conhecida pelos doces conventuais denominados “Lérias”.
De janelas viradas para o Tâmega, próximo do centro da cidade, o hotel proporciona programas de aventura, passeios de bicicleta ou a pé junto ao rio, degustação de produtos regionais, entre outras opções.
Telma Silva, responsável geral do hotel afirma que “é com enorme honra e alegria que vemos a Casa das Lérias fazer agora parte do grupo Historic Hotels Worldwide. É, de facto, prestigiante integrar um grupo que reconhece e valoriza as linhas históricas de cada hotel. Estarmos a par de tantas outras unidades hoteleiras é, para nós, um sinal que estamos a caminhar na direção certa”.
A adesão à Historic Hotels Worldwide é exclusiva de hotéis, resorts e pousadas selecionados com alojamentos em locais históricos com, pelo menos, 75 anos de idade e que ofereçam acomodações históricas. Cada membro tem de possuir uma ou mais das seguintes qualidades: serviu como antiga residência ou está localizado nos terrenos da antiga residência; é um local significativo para um evento na história; está localizado em ou a uma curta distância a pé de um distrito histórico, marco historicamente significativo, local de um evento histórico ou centro histórico da cidade; foi reconhecido por uma organização de preservação local ou por um fundo nacional; e exibe recordações históricas, obras de arte, fotografias ou outros exemplos do seu significado histórico.
Foi uma excelente notícia para Amarante, enquanto destino turístico que alia a riqueza histórica à beleza da paisagem.
O mérito da atual unidade hoteleira deve muito à qualidade do projeto de reabilitação do edifício, da autoria da arquiteta Bárbara Abreu, aspeto que, infelizmente, é omitido na notícia.