Carteira de hotéis, golfes e imobiliário da ECS já está nas mãos dos americanos da Davidson Kempner
Ficou conhecido como Projeto Crow e foi o maior negócio imobiliário de 2022. As negociações arrastaram-se meses mas como o Turisver avançava em setembro, a aquisição de um conjunto de ativos da ECS Capital (hotéis, golfes e imobiliário) pelo fundo de investimentos Davidson Kempner Partners (DK) ficaria concluída em 2022, o que aconteceu a 29 de dezembro.
No dia 28 de setembro, o Turisver avançava que as negociações estavam a chegar ao fim e que apenas faltaria a “luz verde” por parte dos reguladores para que a venda de fundos de reestruturação da ECS Capital, por cerca de 850 milhões de euros, ficasse concluída.
A sociedade de advogados PLMJ assessorou os americanos da Davidson Kempner European Partners na transacção, fechada no dia 29 de Dezembro, referindo-se a ela como “a maior transação de 2022 envolvendo a compra do maior portfolio de sempre de ativos imobiliários portugueses”.
Numa nota publicada no site da PLMJ pode ler-se que “no âmbito do chamado Projeto Crow, a Davidson Kempner European Partners adquiriu, por 850 milhões de euros, dois fundos de private equity – um português e um luxemburguês -, um conjunto de sociedades portuguesas também detentoras de ativos imobiliários e ainda a ECS, a entidade gestora de fundos de capital de risco com mais de mil milhões de euros de ativos sob gestão.
Com o negócio fechado, o que a Davidson Kempner adquiriu foi, segundo a mesma nota, um portefólio de ativos que “inclui 21 hotéis, cinco campos de golfe, um conjunto de propriedades para desenvolvimento futuro, plataformas logísticas e um centro comercial”.
A carteira de hotéis envolvida no negócio incluía, entre outros, o Gruo NAU Hotels & Resorts, o Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton e o crédito referente ao Conrad Algarve, entre outros.
A PLMJ lembra ainda que o Projeto Crow “arrancou em Janeiro de 2021” e que “esteve ao lado da Davidson Kempner European Partners desde o início”.
De recordar ainda que, a 28 de setembro, o Turisver avançava que o fundo norte-americano Davidson Kempner Partners (DK) não iria fazer a gestão dos hotéis, tendo para isso fechado negociações com uma empresa líder em investimento e gestão de hotelaria, a americana Highgate – Hospitality Investment & Management Company, que já gere unidades hoteleiras em vários países, a qual teria escolhido Alexandre Solleiro para o cargo de CEO em Portugal (ler notícia).