Carnival Corporation vai retirar mais três navios da frota e dois são da Costa Cruzeiros

À margem da apresentação dos resultados referentes ao quarto trimestre de 2022, a Carnival Corporation & plc anunciou que espera retirar da frota mais três dos seus navios “menos eficientes”, sendo dois deles da frota da Costa Cruzeiros.
Comentando os resultados, o CEO da Carnival Corporation & plc, Josh Weinstein, citado no comunicado difundido pela empresa no passado mês de dezembro, disse que ao longo do ano de 2022, o regresso aos mares de toda a frota foi realizado “com sucesso”, permitindo que as receitas por passageiro/dia nos seus cruzeiros ficasse “acima dos níveis recorde de 2019, tanto no quarto trimestre quanto no total ano no geral”.
O responsável sublinhou que a empresa vai continuar a otimizar a sua frota, esperando retirar de operação “três navios menores e menos eficientes”, especificando que “dois desses três navios são da frota da Costa Cruzeiros (“Costa”)”. A retirada destes navios, explicou, integra-se “na estratégia da empresa de dimensionar corretamente a marca”.
Uma vez concluída, na primavera de 2024, a estratégia de otimização da frota da empresa, a capacidade da Costa estará reduzida “aproximando-se da capacidade que a companhia dedicou em 2019, aos seus principais mercados na Europa Continental”.
Para 2023, a empresa espera um crescimento total da capacidade de 3% face a 2019. Esta “taxa prudente de crescimento da capacidade leva em atenção que os navios recém-entregues representarão quase um quarto da capacidade da empresa”.
No comunicado emitido pela Carnival Corporation não são indicados quais os navios que deixarão a frota da Costa Cruzeiros mas o site “Cruises News” já apontou que serão o Costa Magica e o Costa Fortuna.