Carlos Baptista administrador da Gecontur apresentou a nova orgânica da Bestravel

Reunida no Vila Galé Évora, de 23 a 26 de fevereiro, a XVIII Convenção Bestravel juntou mais de duas centenas de participantes, entre agências da rede, parceiros de negócio e convidados. Em conferência de imprensa, à margem dos trabalhos, Carlos Baptista, administrador da Gecontur, sintetizou os temas abordados e apresentou a nova orgânica do master franchising.
No total, a XVIII Convenção Bestravel reuniu 105 agentes de viagens representando 37 agências da rede e 47 parceiros de negócio, referiu Carlos Baptista, sublinhando que no ano em que a marca Bestravel assinala o seu 20º aniversário, houve o intuito de “dar à Convenção uma componente muito forte daquilo que é a marca e daquilo que é o seu legado”, uma vez que, garantiu, “a marca para nós é central”.
A propósito, lembrou que a Bestravel venceu pela primeira vez o prémio da escolha do consumidor, em resultado de “um trabalho muito forte” desenvolvido pela rede que teve o merecido reconhecimento por parte do público. “Definimos como um objetivo claro sermos o número um, essa vontade e esse querer foram o aspeto fundamental para obtermos o galardão”, disse o administrador da Gecontur.
Sobre os trabalhos da convenção, o responsável frisou que as temáticas abordadas nos painéis de discussão, tiveram como objetivo “fazer-nos pensar e repensar” as temáticas da marca e da sustentabilidade “alertando a rede para as mais valias de uma marca e a preocupação com a sustentabilidade e os diversos pontos de vista”, tendo em conta que “à data de hoje, em todo o plano estratégico e todo o desenvolvimento de negócio futuro, a sustentabilidade será quase como um pano de fundo” já que “estamos num processo de certificação” de boas práticas, adiantou aos jornalistas.
Sobre a escolha da região do Alentejo para realizar a Convenção, Carlos Baptista afirmou que teve a ver com o facto de a Bestravel “ter produzido o ano passado mais de 10 milhões de euros para o mercado nacional, sendo que o Alentejo teve uma ínfima parte dessa produção”. Por isso, acrescentou, “achámos que vir ao Alentejo potenciava estar próximo do produto, falar da região, ver e experienciar o produto e tentar aumentar o volume de vendas para este destino”.
A nova orgânica da Gecontur
Na conferência de imprensa, Carlos Baptista disse que um dos focos principais da convenção foi a apresentação à rede da reorganização interna da Gecontur, que passa a ter a sua orgânica dividida em três novos blocos, um operacional, outro de desenvolvimento de negócio e outro de call center, explicou.
Na nova orgânica, Ricardo Teles, que até agora assumia as funções de diretor comercial e de expansão da Bestravel, vai assumir o cargo de diretor operacional da Gecontur, enquanto Nuno Almeida vai ser o responsável pela coordenação de rede e expansão. Ainda na área operacional, estão integrados o produto e o marketing que serão assumidos, respetivamente, por Aline Pardal e Daniela Vasques.

“Com esta recomposição pretendemos que tudo o que é o bloco operacional, tudo o que tem a ver com a relação com a rede e tudo o que é dinâmica, seja centrado numa área comum”, explicou o administrador da Gecontur.
Ana Avelar vai ser a diretora da área de desenvolvimento de negócio, uma área paralela à operação que, segundo Carlos Baptista, “tem como princípio trabalhar para o futuro e para a criação de valor na operação, continuando a ser o elo de ligação com a empresa externa com que trabalhamos na área da formação”
Por último, o departamento de call center “não sofrerá alterações, continuando a ter Rute Penha como coordenadora.
Na nova orgânica, Carlos Baptista acumula a administração da e a direção-geral da Geocontur “passando a ter um envolvimento menos operacional”.
Balanço e perspetivas
De acordo com o responsável, as alterações agora efetuadas surgem aproveitando “o momento de estabilidade” por que passa a rede. “Terminámos o ano [de 2022] praticamente com o nível de vendas de 2019 quando tínhamos 53 pontos de venda e no final de 2022 estávamos com 44, acabando com a mesma produção”.
“Atingimos o maior valor médio de sempre de vendas”, afirmou Carlos Baptista, para quem os resultados obtidos demonstram “consistência e solidez das nossas franquias”. Agora, defendeu, “é tempo de expandir e voltarmos ao número dos pontos de venda que tínhamos na pré-pandemia e até crescer face a esse número”, objetivo para o qual acredita que contribuirá o facto de a Bestravel ter merecido o prémio escolha do Consumidor.
Para 2023, as perspetivas são boas, já que a Bestravel apresenta, neste momento, “um crescimento de 104% em volume de vendas face a 2022” e, sublinha Carlos Baptista, “mesmo tendo em conta que no ano passado estávamos em pandemia, o número é muito positivo, até porque em relação ao mesmo número de 2019 estamos 50% acima, mesmo com menos nove pontos de venda”.
Com estes números, acrescentou, “temos já mais de 30% de vendas da produção total do ano passado e se as vendas se mantivessem assim acabaríamos o ano com cerca de 16% acima das vendas de 2022. Como acredito que estes números vão ajustar-se ao longo do ano, pensamos vir acabar 2023 com crescimento de dois dígitos” face ao ano passado.