Carlos Abade quer que turistas britânicos descubram novas motivações de visita a Portugal
A grande maioria dos mais de dois milhões de turistas britânicos que escolhe fazer férias em Portugal vem atraído pelas praias, outros pelo golfe mas o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, quer que venham e por outra motivações como a gastronomia e vinhos, a natureza e a literatura.
O desafio aos turistas britânicos foi deixado pelo presidente do Turismo de Portugal em declarações ao site britânico Travel Weekly, à margem do FT Weekend Festival em Londres, onde o Visit Portugal esteve uma vez mais presente, enquanto patrocinador da organização.
Ao site britânico, o responsável pela promoção turística de Portugal afirmou que os fluxos turísticos britânicos são “essenciais” para a atividade turística no nosso país e os números falam por si já que o mercado britânico continua a ser o principal gerador de turistas para Portugal e este ano os números estão mesmo a ultrapassar os valores de 2019, tudo fazendo prever que até ao final do ano o número de turistas britânicos ultrapasse os 2,3 milhões, número que se compara aos 2,1 milhões registados em 2019. Já para 2024, Carlos Abade mostrou-se confiante em que os números venham a ser ainda superiores.
Algarve, Lisboa e Madeira têm sido, tradicionalmente, os principais destinos deste mercado mas já se notam algumas variações “O Reino Unido está a encontrar novas regiões do nosso país e novas motivações para voar e visitar Portugal”, considerou Carlos Abade que, no entanto, deixou claro que quer que mais britânicos visitem o país pela sua gastronomia e vinhos, pela sua natureza e até pela literatura. “Portugal é muito conhecido pelas suas praias e pelo sol, mas temos mais do que isso. Este é um país que pode proporcionar muitas experiências diferentes aos seus visitantes”.