Carlos Abade e Jorge Rebelo de Almeida no 1º painel da V Convenção Nacional da ARAC

A V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos arranca a 18 de outubro, no hotel Mariott Praia D’el Rey, em Óbidos, subordinada ao tema “Locação – Motor da Nova Mobilidade”. Durante cinco painéis, muitas serão as personalidades do setor que abordarão vários temas.
Consciente do papel fundamental que o setor que representa tem no futuro da Mobilidade e do Turismo, a ARAC organiza assim mais uma edição da sua Convenção Nacional, que contará com representantes das empresas associadas e membros aliados desta associação, fabricantes e outros parceiros do setor automóvel, representantes da indústria do turismo, entidades financiadoras e parceiros que contribuem para o funcionamento deste setor, para além das várias entidades públicas que no dia-a-dia trabalham em estreita colaboração com a ARAC e as empresas suas associadas.
O primeiro painel, moderado por Liliana Carvalho, aborda o tema “Desenvolvimento Económico e Turístico – Desafios num mundo em mudança” e conta com a participação de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, António Ramalho, ex-presidente do Novo Banco e Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé.
Segundo a ARAC, “apesar do clima de tensão que se tem vindo a arrastar desde 2022 a nível de conflitos internacionais, o ano de 2023 foi, pela primeira vez desde a pandemia, o ano em que se ultrapassaram os valores históricos registados em 2019. Em 2023, Portugal recebeu cerca de 30 milhões de turistas, afirmando-se assim como o melhor ano de sempre para este setor até à data e traduzindo-se num verdadeiro ‘motor da economia’. E 2024 não ficará atrás, sendo expectável que se continue a verificar um crescimento generalizado, apesar das incertezas que terão impacto neste setor. Torna-se pertinente discutir os desafios enfrentados por este setor num mundo em mudança, bem como as tendências que se verificam e os passos que as empresas têm de dar para se destacarem perante o cliente”.
A ARAC acredita que tópicos como “a sustentabilidade e a transição digital têm de estar na ordem do dia, sobretudo quando a instabilidade geopolítica, os aumentos do custo de vida e as alterações climáticas continuam a ser uma preocupação para os turistas e, consequentemente, para o setor, que tenta manter uma postura cautelosa face às situações apontadas” e relembra que o “mercado turístico tem vindo a apostar na sua crescente profissionalização, com empresas e destinos investindo em qualificação tanto em termos humanos quanto técnicos para se destacarem da concorrência e atrair seus públicos-alvo. Uma mudança significativa ocorre na adoção da abordagem ‘one size, fits one’, substituindo a tradicional e ultrapassada abordagem ‘one size, fits all’, em conjunto com a adoção de práticas cada vez mais transparentes perante o cliente”.
Os restantes temas dos painéis desta V Convenção da ARAC 2024 serão divulgados à posteriori.