Candidaturas para a 8.ª edição dos Prémios AHRESP decorrem até 1 de abril
A 8.ª edição dos Prémios AHRESP já foi oficialmente apresentada, estando a decorrer as candidaturas até 1 de abril. Os premiados nas 10 categorias serão anunciados na cerimónia de gala a 21 de junho, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
Embaixador Gastronómico, Melhor Restaurante, Melhor Alojamento Turístico, Estabelecimento Solidário, Sustentabilidade Ambiental, Turismo nos Media, Jovem Empreendedor, Destino Revelação, Marcas à Mesa e Marcas na Cama e Profissional do Ano são as categorias propostas.
Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, destacou a importância dos prémios que todos os anos distinguem o que de melhor se faz nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística.
“Os Prémios AHRESP não são apenas um reconhecimento para o premiado, ou uma notícia que vai sair sobre os vencedores. Também o é, mas é muito mais do que isso: é uma forma de reconhecer todos os colaboradores, uma oportunidade de valorização e um desafio para manter o status no futuro elevando a fasquia da excelência. É por isto que consideramos fundamental que empresas, pessoas, serviços e marcas não percam tempo e se candidatem já”.
Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística. Serão escolhidos cinco finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final. Nesta edição também serão atribuídos três galardões a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP: Portugueses lá Fora (distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA); Personalidade do Ano; Prémio Mário Pereira Gonçalves (Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas).
Este ano, os Prémios AHRESP também estão na estrada à descoberta de empresas, profissionais e projetos que inspiraram o Turismo em 2023. Com um roteiro que já está a percorrer Portugal continental de lés-a-lés, e também os arquipélagos da Madeira e dos Açores, pretende-se demonstrar a excelência dos galardões e cativar o que de melhor existe nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística.