Candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo abrem a 20 de março

A 7.ª Edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT) é apresentada esta quinta-feira, 13 de março, na BTL, no Auditório AVK da FIL, num evento cuja abertura está a cargo de Ana Rosas Oliveira, administradora executiva do BPI. Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal abordará os principais vetores da Estratégia Turismo 2035.
A sessão inclui um debate com a presença de Elsa Marçal, vogal da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, e de representantes de projetos vencedores da edição de 2024 nas categorias de Turismo Gastronómico (Sílvia Olivença, Oh My Cod Food and Cultural Tours) e Turismo Inclusivo (Fátima ramos, Parque Biológico Serra da Lousã).
O PNT terá duas novidades este ano, com a introdução das categorias de Turismo Comunitário e Turismo Azul – refletindo um alinhamento com a nova estratégia do Turismo – que se juntam ao Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico e Turismo Inclusivo.
Será também atribuído, por nomeação, o Prémio Personalidade que pretende reconhecer protagonistas cujo trabalho se tenha destacado pela sua ousadia, espírito empreendedor e/ou contributo para o desenvolvimento, reconhecimento ou reforço do posicionamento do setor do Turismo em Portugal.
A qualidade das candidaturas é avaliada pela Deloitte, por comités e por um júri. A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores. As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Nacional de Turismo, em www.premionacionalturismo.pt, entre 20 de março e 31 de maio de 2025