Campanha de sensibilização dos turistas para a poupança de água já arrancou
Iniciativa do Turismo de Portugal e Turismo do Algarve, a campanha arrancou esta segunda-feira, 23 de julho, no Aeroporto de Faro, e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, entre outras entidades.
Os turistas que chegaram esta segunda-feira ao aeroporto de Faro depararam-se com seis malas cheias de água (40 litros cada uma) a rodar nos tapetes da área de recolha das bagagens, simbolizando a quantidade de água que cada turista pode poupar diariamente através de um uso mais consciente e responsável deste recurso.
A ação insere-se na campanha Save Water que, até ao final do ano, vai estar em outdoors na região do Algarve e em meios digitais nacionais e nos principais mercados emissores de turistas, e a iniciativa contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente da Região Turismo do Algarve, André Gomes, da vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e da Chief Operational Officer da ANA Aeroportos, Chloé Lapeyre.
Veja o vídeo da campanha Save Water, The Water Case – https://youtu.be/RX-fMRVvyzY
Adesão ao selo Save Water já permitiu poupança de 12% de água face ao ano passado
Nesta sessão no aeroporto de Faro foram também apresentados os resultados das ações de poupança de água na região, com o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, a citar dados da ADENE – Agência para a Energia, para sublinhar que, entre janeiro e maio, a redução do consumo global de água alcançada pelos empreendimentos turísticos aderentes ao selo de eficiência hídrica Save Water foi de 12%.
Até ao momento, aderiram ao selo Save Water através do registo na plataforma “Compromisso com a Eficiência Hídrica no Algarve” 110 empreendimentos turísticos, 80% dos quais estão já em fase avançada de implementação de medidas e em linha com o plano de ação (números à data de 18 de julho).
Os concelhos que registam mais adesões dos respetivos empreendimentos, em termos absolutos, são Albufeira, Loulé, Lagoa e Portimão e os números de aderentes atuais representam 31% da oferta de camas em empreendimentos turísticos disponíveis na região.
O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, considera que “o desafio hídrico no Algarve impulsionou uma transformação profunda no setor turístico. Através do selo Save Water, estamos a incentivar a adoção de práticas inovadoras para reduzir o consumo de água e a adesão dos nossos parceiros demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade”.
Já o secretário de Estado do Turismo destacou que “a proteção dos recursos naturais como a água é um desafio que tem de ser partilhado pelas empresas, entidades públicas e pelas pessoas, residentes e turistas”, acrescentando que “o turismo dá o exemplo de mobilização e de compromisso, com ações concretas de mudança de comportamentos e de transformação do tecido empresarial”.